Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

UCCLA prolonga prazo de candidatura do Prémio Literário de “Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) prolongou para até 23 de Fevereiro o prazo de candidaturas para a quinta edição do Prémio Literário de “Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”.

O concurso, aberto em Junho de 2019, estava previsto para terminar no final de Janeiro deste ano, mas, segundo informações da organização, com este prolongamento os interessados poderão apresentar a sua candidatura até às 24:00 do dia 23/02/2020, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt.

Segundo uma nota da UCCLA, são admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, ajuntando que no caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.

Conforme a mesma fonte, apenas poderão candidatar-se ao presente Prémio obras redigidas em língua portuguesa, que não tenham sido editadas, publicadas, em papel ou em formato digital e às quais não tenha sido atribuído anteriormente qualquer prémio, incluindo as obras em co-autoria.

Também poderão candidatar-se os autores que tenham apenas textos editados, publicados em colectâneas de poesia e contos, bem como autores com obras de teor didáctico, científico e académico – géneros não expressos no regulamento.

Cada candidato apenas poderá apresentar uma obra a concurso e não poderá ter outras obras editadas, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia.

Ainda, segundo o regulamento, será criada pelas entidades promotoras uma comissão de selecção, que será constituída oportunamente, a qual realizará a leitura de todas as obras admitidas a concurso e que seleccionará, até dez obras que considere de maior mérito literário e elaborará um relatório, exclusivamente sobre cada uma dessas obras seleccionadas.

A candidatura vencedora será conhecida no dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

De entre os prémios o vencedor terá a sua obra editada e apresentada noutras cidades portuguesas e em outros países e ainda irá participar no próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.

O Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa tem como objectivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

MF/AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos