Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

UCCLA acolhe 1º Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O 1º encontro de jovens investigadores da CPLP vai decorrer, no dia 08 de Julho, na sede da UCCLA, em Lisboa, visando promover um conjunto de conversas e celebrar a diversidade e o conhecimento sobre África.

Segundo uma nota da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), o debate de ideias e a divulgação científica pretende reunir em conversa um conjunto de especialistas das mais diversas áreas e jovens investigadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre os estudos da África.

O primeiro dia do encontro vai ser marcado com conversas sobre as trocas comerciais e a economia digital em África, na mesa 1. A mesa 2 pretende abordar a temática da repercussão do reinado de Njinga A Mbande a nível Mundial (Séc. XVII/XVIII), e a mesa 3 abordará a tradição e modernidade sob o impacto da globalização dos Países Africanos.

No segundo dia do encontro caberá à mesa 4 uma conversa sobre a digitalização no desenvolvimento e cooperação em África, e uma série de painéis de jovens investigadores, um espaço para promoção de jovens acadêmicos lusófonos, na área da investigação científica sobre Estudos Africanos.

A comissão organizadora entende que o debate de ideias e a divulgação científica são o cerne de uma comunidade viva e em permanente transformação, daí que, com o apoio do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento e a UCCLA, juntam-se para criar um fórum de debate “único” no espaço da lusofonia.

Este encontro, que tem como mentores e organizadores Cristina D’Abril e Rui Garrido, conta com a participação de personalidades distintas de toda a CPLP, designadamente: Marina de Mello e Souza (Brasil), Isabel de Castro Henriques (Portugal), Rosa Cruz e Silva (Angola), Boaventura Cardoso (Angola), Domingos Simões Pereira (Guiné-Bissau), Sara Laísse (Moçambique), Mayra Silva (Cabo Verde).

Tito Mba (Guiné Equatorial), Roque Rodrigues (Tmor-Leste), António Mendonça (Portugal), Angela Viegas Santiago (São Tomé e Príncipe) e Natacha Bruna (Moçambique) são outras das personalidades convidadas às quais se juntam jovens investigadores convidados das universidades parceiras.

O evento adota um formato híbrido, presencial e online, de forma a possibilitar a participação de toda a lusofonia, estando a participação presencial limitada a convidados.

ES/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos