UC-SNQ quer contribuir no reforço das competências profissionais nas áreas das energias renováveis e manutenção industrial

Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – O coordenador da Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações afirmou que as quatro novas qualificações profissionais apresentadas hoje irão contribuir para o reforço das competências nas áreas das energias renováveis e manutenção industrial em Cabo Verde.

Amílcar Mendes fez estas afirmações à imprensa, durante a cerimónia de apresentação e validação de quatro novas qualificações profissionais, pertencentes à família profissional de Instalação e Manutenção, designadamente, electromecânica e manutenção industrial, mecatrónica industrial, auditoria energética e eficiência energética.

“No âmbito do programa de elaboração de qualificações profissionais que vão ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho”, explicou.

Tendo em conta que o País está numa fase de transição energética, salientou, essas quatro qualificações são muito importantes porque são cursos que o mercado nacional precisa e a Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (UC-SNQ) tem de dar respostas às demandas para que o País possa dispor, cada vez mais, de pessoas bem qualificadas.

“O principal objectivo do evento de hoje é apresentar o trabalho que foi feito, os referenciais que foram desenhados, foram quatro, porque temos uma metodologia de elaboração que primeiro faz um estudo sectorial, depois de um estudo sectorial esse estudo é apresentado no Conselho Sectorial”, realçou.

Disse ainda que todas as instituições acreditadas para o efeito podem ministrar esses cursos, considerando o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) como uma das principais entidades, que poderá vir a implementar esses cursos, que por sua vez, poderão também ser implementadas nas escolas técnicas e nalguns centros públicos do País.

Garantiu ainda que a metodologia utilizada para a elaboração dos mesmos é completamente diferente, que se realmente o curso for ministrado da forma como ela está elaborada realmente os profissionais irão sair com as competências que permitam claramente exercer a sua função plenamente.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração do CERMI, Gilson Correia, destacou a iniciativa da UC-SNQ de actualizar o seu catálogo com a introdução dos novos cursos de qualificação profissional.

“São cursos que o CERMI tem todas as condições de ministrar porque são cursos da área das energias renováveis e são cursos que estão alinhados com a metas do País no que toca à energia renovável e transição energética e sem uma qualificação de recursos humanos dificilmente iremos atingir essas metas”, defendeu.

Segundo este responsável, esses dois cursos em particular são cursos que vão permitir aos jovens adquirir conhecimentos para poderem dar respostas às demandas do mercado que é a transição energética.

Informou, por outro lado, que os cursos serão ministrados de acordo com as regras do catálogo e irão abranger o curso de nível 5, cujo perfil de entrada dos jovens exige 12º ano de escolaridade.

“Terão uma carga horária entre os 900 as mil horas, que é uma carga horária típica para um curso de nível 5, e vão incluir diversos módulos, no fundo é ter os jovens com competências e perfil para prestarem esse tipo de serviço ou seja, ser um técnico de eficiência energética e ser um técnico capaz de realizar uma auditoria energética que são dois grandes domínios que são pilares que precisamos para a transição energética”, concluiu.

CM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos