Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

UA/Cimeira: Etiópia acolhe hoje primeiro dia da 33.ª Cimeira da União Africana

Adis Abeba, 09 Fev (Inforpress) – A capital da Etiópia, Adis Abeba, acolhe hoje o primeiro dia da 33.ª Cimeira da União Africana (UA), que marca o fim dos trabalhos da assembleia anual da organização, que tiveram início em 21 de janeiro.

Na edição deste ano, os chefes de Estado e de Governo africanos reúnem-se sob o tema “Silenciar as armas: Criar condições favoráveis ao desenvolvimento em África”, com as discussões centradas na agenda de paz e segurança da organização para o continente.

Durante a cimeira, serão também avaliados os progressos na implementação da agenda de desenvolvimento (Agenda 2063), na operacionalização da Zona de Livre Comércio em África, bem como as contribuições dos Estados-membros para o orçamento da organização e a estratégia de transformação digital do continente, entre outros assuntos.

À margem do encontro, a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai debater a crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau, referiu a organização em comunicado.

Na nota emitida na sexta-feira, a CEDEAO pediu aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da organização para notificarem os respectivos chefes de Estado da reunião extraordinária da organização sub-regional para analisar a crise política após as eleições presidenciais na Guiné-Bissau.

Cabo Verde é representado neste encontro pelo seu Presidente, Jorge Carlos Fonseca, que far-se-á acompanhar do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e da Defesa, Luís Filipe Tavares.

Durante a cimeira, o Presidente da Republica tem agendado vários encontros com seus homólogos africanos, para analisar questões de interesse bilateral, nomeadamente com o Presidente (cessante) em exercício da União Africana (UA), Abdel Fattah Al-Sisi, Presidente do Egipto, com o chefe de Estado Sul Africano e futuro presidente em exercício da UA  e com o presidente da Comissão Africana, Moussa Faki Mahamat, para abordar questões sobre a conferência internacional da juventude do Sal, para além de encontros com os Presidentes da Guiné Equatorial e do Mali.

Igualmente, Jorge Carlos Fonseca terá um encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Noruega, Erna Solberg, e o Presidente da Palestina, Mahmud Abbas, estão entre os convidados para a cimeira.

Cerca de 9 mil participantes acreditaram-se ‘online’ para o evento, encontros paralelos e reuniões dos vários departamentos da UA.

A União Africana integra 55 países, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, é dirigida por uma comissão e a sua presidência ocupada rotativamente pelos países pelo período de um ano.

A organização reúne-se anualmente em assembleia ordinária em Adis Abeba, na Etiópia, onde tem a sua sede.

A cimeira marcará a passagem da atual presidência do Egito para a África do Sul.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos