Sal/Turismo: Júlio Lopes apresenta obra sobre impactos das políticas públicas na competitividade do destino Cabo Verde

Espargos, 12 Set (Inforpress) – O autarca Júlio Lopes expõe quarta-feira, no Sal, a sua primeira obra científica intitulada “O papel e os impactos das políticas públicas sobre a competitividade do destino turístico Cabo Verde”, cuja apresentação estará a cargo de Gualberto do Rosário.

Segundo uma nota explicativa, o livro de quase 300 páginas, resultado da sua tese de doutoramento em gestão, publicado pela Editora/Livraria Pedro Cardoso, centra-se na análise dos principais factores resultantes das políticas públicas com impacto na competitividade do destino turístico, os quais, ocupam um lugar de relevo, tendo em conta as vulnerabilidades das ilhas e as exigências da sustentabilidade.

Conforme a mesma fonte, para além da revisão bibliográfica relativa aos conceitos-chave de destino turístico enquanto sistema (procura, oferta e impactos), políticas públicas, competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos, a investigação inclui um conjunto de três pesquisas qualitativas e quantitativas.

“O destino turístico Cabo Verde – que se encontra no estágio de desenvolvimento, em virtude dos atractivos naturais como clima tropical, sol e mar – poderá sofrer alguns riscos de estagnação, caso os poderes públicos não acompanharem a evolução das actividades turísticas com as mais adequadas políticas públicas em termos de planificação e gestão do destino, investimentos em factores – chave como infraestruturas, saúde, segurança e garantia de sustentabilidade ambiental/social”, lê-se no documento.

A narrativa, sublinha ainda, que a diversificação dos impactos do turismo, que se têm limitado apenas aos multiplicadores fiscais (impostos para o Estado), e a criação de empregos semiqualificados são condições para potenciar a participação do sector privado nacional na cadeia de valor do turismo, trazendo mais benefícios económicos e sociais para as comunidades em todas as ilhas.

Júlio Lopes explicou em declarações à Inforpress, que o livro “O papel e os impactos das políticas públicas sobre a competitividade do destino turístico Cabo Verde”, é uma obra científica, na área de gestão, dirigida a diferentes níveis de leitores.

“É um estudo, uma contribuição sobre políticas públicas e turismo em Cabo Verde. É um livro para toda a gente ler, para todas as pessoas que se interessam pelo desenvolvimento de Cabo Verde”, sublinhou o autor.

A tese de doutoramento de Júlio Lopes, no Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE, consiste numa investigação que visa responder a um conjunto de questões sobre a relação entre a implementação das políticas públicas e competitividade do destino turístico Cabo Verde.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos