Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tudo pronto para o arranque da 64ª reunião da Comissão Regional da OMT – organização

Santa Maria, 01 Set (Inforpress) – A Comissão Nacional organizadora da 64ª reunião da Comissão Regional da OMT e do II Fórum Global sobre Investimento Turismo em África, garantiu hoje que está tudo pronto para o arranque esta quinta-feira, desses eventos na ilha do Sal.

Em declarações à imprensa, Pedro Moreira, presidente da Comissão, adiantou que apesar de alguns problemas com as ligações entre Cabo Verde e o continente africano esses dois eventos, promovidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Governo de Cabo Verde, estão a ter “muito boa adesão”.

“Como sabem temos algum problema com as ligações para Cabo Verde, um problema estrutural. Mas até ontem tínhamos mais de 20 ministros e chefes de delegações confirmados e temos uma grande adesão ao fórum, nomeadamente da parte dos nacionais, superando as nossas expectativas”, disse.

Inicialmente estava prevista a presença de cerca de duas centenas de participantes, entre ministros do turismo do continente africano, investidores, representantes de instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas de sectores público e privado e demais ‘stakeholders’ do turismo.

Pedro Moreira adiantou que este número já foi superado, e ainda na manhã desta quarta-feira, haviam pessoas a querer inscrever-se para participar no fórum, que terá lugar nos dias 03 e 04.

“Há muita adesão da parte dos nacionais. Muitas pessoas não se inscreveram a tempo e estão a pedir a inscrição agora. No entanto, há a limitação das salas. Com as limitações da covid-19 a sala só pode receber 150 pessoas, mas já abrimos mais uma sala para mais 50 pessoas e se continuarem a insistir vamos ter que pedir desculpas e pedir às pessoas que assistam ‘online’, adiantou.

O Governo quer que a 64ª reunião da Comissão Regional da OMT em África (CAF) e o Fórum Mundial sobre Investimento Turístico em África, marquem “simbolicamente” a retoma do turismo em Cabo Verde.

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, indicou que esses dois eventos, de importância política e económica, vão ser aproveitados para mandar uma mensagem ao mundo, de que Cabo Verde está preparado para receber turistas de forma segura.

“No que se respeita ao primeiro evento é um evento que reúne ministro do turismo de África. Estamos a contar com cerca de duas dezenas de ministros, nessa fase que ainda temos algumas limitações devido à situação da covid-19. É um evento que normalmente reúne os ministros africanos para tomada de decisões sobre a estratégia dos grupos dos países dentro da OMT”, explicou.

Da agenda de trabalhos constam a realização de dois workshops, sendo o primeiro subordinado ao tema: ‘Inovação e marketing digital – motores de inovação e de análise para acelerar o crescimento do turismo’.

Esta primeira oficina de capacitação irá fornecer aos participantes um quadro de transformação abrangendo metodologias de ‘design thinking’, como forma de reconstruir e repensar o ecossistema do turismo de Cabo Verde, a organização da sua cadeia de valor para melhor responder à nova realidade provocada pela pandemia de covid-19 e, impulsionar a criação de emprego e a recuperação económica.

O segundo workshop, com o tema “Prontidão do investimento das empresas africanas” pretende fornecer as bases para a facilitação do investimento privado através da acção governamental, como também, um quadro abrangente e ferramentas para que os empresários e proprietários de negócios de Cabo Verde aumentem a sua capacidade de se prepararem para atrair financiamento de investidores estrangeiros para o crescimento dos seus negócios e geração de receitas qualificadas e sustentáveis.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos