Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tudo pronto para a 1ª edição de Residência Artística “Pilorinhu” – ACACV (c/áudio)

Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) – A Associação Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) garantiu hoje em conferência de imprensa que está tudo pronto para a 1ª edição de Residência Artística “Pilorinhu”, de 01 a 07 de Junho, na Cidade Velha.

Segundo o presidente da ACACV, Mário Benvindo Cabral, a residência artística será coordenada pela “renomada” realizadora, produtora e presidente do Instituto Escocês do Documentário,  Noémie Mendelle, que vai dar uma formação intensiva a sete participantes.

Estes sete participantes, referiu Mário Benvindo Cabral, são oriundos de Santiago (dois da cidade da Praia e um de Santiago Norte) e os restantes são de São Vicente, Fogo e Boa Vista.

“São pessoas que já trabalham na área, há outras que são iniciantes, mas têm o perfil adequado, sobretudo, porque apresentaram o pedido que tem a ver com o projecto. Era um dossier virgem para ser trabalhado porque ao longo da residência a ideia/sinopse vai ser transformado num projecto capaz ou mais preparado com a ajuda da formadora para se tornar num filme,” explicou.

A ideia do workshop, adiantou a mesma fonte, é permitir o intercâmbio entre os participantes, porque toda a feitura do dossier de cada um vai acontecer com a participação de todos.

Ou seja, sintetizou, os sete candidatos vão trabalhar conjuntamente, cada um vai opinar no projecto do outro.

Durante os sete dias, os participantes vão aprender a fazer a apresentação dos dossiês a eventuais parceiros ou financiadores, assim como acontece em outros encontros de cinema e de televisão, em que as pessoas vendem as suas ideias a potenciais financiadores.

Para além disso vão aprender a fazer excertos de filmes (traillers), páginas de conteúdos na internet (blogs) e tudo o que seja relacionado com a promoção do respectivo trabalho.

A abertura da 1ª edição de Residência Artística “Pilorinhu” ocorre no dia 1 de Junho, na Pousada São Pedro, na Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), e conta com o apoio da câmara local, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e financiamento da Associação Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) em cerca de 1 milhão de contos.

O nome desta residência, segundo os organizadores, faz menção à ligação histórica que a associação tem com a Cidade Velha, local onde a primeira assembleia constituinte da ACAD.

CD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos