Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Trump falou com Mohammed ben Salmane sobre a questão do Qatar

 

Washington, 21 Jun (Inforpress) – O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, felicitou hoje o vice-príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed ben Salmane, com quem falou sobre a questão do Qatar, em crise aberta com os outros países do Golfo.

Donald Trump e Mohammed ben Salmane “comprometeram-se com uma estreita colaboração” para promover “a segurança, a estabilidade e a prosperidade”, indicou fonte oficial da Casa Branca num relatório acerca do telefonema do Presidente.

“Estes dois dirigentes evocaram a necessidade de cortar todo o apoio aos terroristas e aos extremistas, bem como a forma de resolver o diferendo com o Qatar”, refere o texto.

A região atravessa uma crise profunda depois da ruptura, a 05 de Junho, pela Arábia Saudita e vários dos seus aliados das ligações com o Qatar, acusado de apoiar o terrorismo e de se aproximar do Irão chiita, rival regional do reino saudita.

A administração norte-americana enviou sinais contraditórios sobre esta crise. Se num primeiro momento, Donald Trump fez claramente eco das acusações de Ryad, o departamento de estado deu a entender uma outra posição.

Na segunda-feira, a sua porta-voz pôs em causa a justificação avançada pela Arábia Saudita para isolar o seu vizinho.

“Estamos perplexos com o facto de os estados do Golfo não terem dado à população do Qatar nem ao público detalhes sobre as acusações que visam o Qatar”, declarou, na altura, Heather Nauert.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos