Trump falou com Mohammed ben Salmane sobre a questão do Qatar

 

Washington, 21 Jun (Inforpress) – O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, felicitou hoje o vice-príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed ben Salmane, com quem falou sobre a questão do Qatar, em crise aberta com os outros países do Golfo.

Donald Trump e Mohammed ben Salmane “comprometeram-se com uma estreita colaboração” para promover “a segurança, a estabilidade e a prosperidade”, indicou fonte oficial da Casa Branca num relatório acerca do telefonema do Presidente.

“Estes dois dirigentes evocaram a necessidade de cortar todo o apoio aos terroristas e aos extremistas, bem como a forma de resolver o diferendo com o Qatar”, refere o texto.

A região atravessa uma crise profunda depois da ruptura, a 05 de Junho, pela Arábia Saudita e vários dos seus aliados das ligações com o Qatar, acusado de apoiar o terrorismo e de se aproximar do Irão chiita, rival regional do reino saudita.

A administração norte-americana enviou sinais contraditórios sobre esta crise. Se num primeiro momento, Donald Trump fez claramente eco das acusações de Ryad, o departamento de estado deu a entender uma outra posição.

Na segunda-feira, a sua porta-voz pôs em causa a justificação avançada pela Arábia Saudita para isolar o seu vizinho.

“Estamos perplexos com o facto de os estados do Golfo não terem dado à população do Qatar nem ao público detalhes sobre as acusações que visam o Qatar”, declarou, na altura, Heather Nauert.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos