Trump diz que trabalhará com homólogo chinês para resolver “problemas globais”

 

Pequim, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente norte-americano, Donald Trump, saudou hoje a sua relação pessoal com o homólogo chinês, Xi Jinping, e afirmou que ambos trabalharão juntos para resolver não só questões entre Pequim e Washington, mas também “problemas globais”.

“Penso que podemos resolver quase todos [os problemas] e provavelmente todos mesmo”, disse Trump, durante um encontro com Xi, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Xi Jinping afirmou que Pequim acredita que a cooperação entre os dois países é a “única opção correcta” e que as relações bilaterais entrarão numa nova fase histórica.

“Acreditamos que as relações entre a China e os Estados Unidos são uma questão de bem-estar para os povos dos dois países e para a segurança, prosperidade e estabilidade no mundo”, acrescentou.
Xi afirmou que a China está comprometida em trabalhar com os Estados Unidos nas questões da Coreia do Norte, Afeganistão e outros assuntos internacionais.

A China está disposta a trabalhar com os EUA “com base no respeito e benefícios mútuos”, afirmou.

Sob a direcção de Xi Jinping, a China tem adoptado uma política externa mais assertiva e interveniente, abdicando dos princípios “manter a discrição” e “não reclamar a liderança”, que a guiaram nas últimas décadas.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos