Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Trump convidará Kim Jong-un a visitar Washington se cimeira “correr bem”

Washington, 07 Jun (Inforpress) – O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que tenciona convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a visitar Washington se tudo “correr bem” na cimeira que ambos realizarão no próximo dia 12 de junho em Singapura.

“A resposta é sim, se a cimeira correr bem”, respondeu Trump quando inquirido sobre uma possível visita de Kim Jong-un aos Estados Unidos, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que está em Washington para ultimar os pormenores do histórico encontro.

Trump confirmou a 01 de junho a realização da cimeira com o líder da Coreia do Norte no dia 12 em Singapura, após uma reunião com o ‘número dois’ do regime de Pyongyang, depois de ter anteriormente cancelado o inédito encontro.

“O processo vai começar a 12 de junho em Singapura”, anunciou então Donald Trump à imprensa, após um encontro de mais de uma hora com o general norte-coreano Kim Yong Chol.

O responsável norte-coreano, que viajou para os Estados Unidos a 30 de maio, deslocou-se a Washington e reuniu-se com Trump na Casa Branca, a quem entregou uma carta pessoal de Kim Jong-un.
Nas declarações após o encontro, Trump afirmou que a Coreia do Norte pretende desnuclearizar-se e sugeriu que o diálogo com Pyongyang será “um processo coroado de êxito”.

Depois de afirmar que a reunião com o enviado norte-coreano “correu muito bem”, o inquilino da Casa Branca considerou ainda que o encontro de dia 12 será “um começo”.

Inicialmente, a data avançada para a cimeira entre Washington e Pyongyang foi 12 de junho, em Singapura, mas essa meta foi inesperadamente cancelada por Trump, em reação à “manifesta hostilidade” expressa pela Coreia do Norte.

Os contactos foram posteriormente retomados e as negociações estão atualmente a prosseguir em várias frentes.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos