Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A taça do Campeonato do Mundo de Basquetebol, denominada Troféu Naismith, já se encontra em Cabo Verde e vai ser exibida nas cidades da Praia e do Mindelo, informou em comunicado a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).
A mesma fonte esclarece que esta iniciativa acontece no âmbito do “Trophy Tour”, lançado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) durante o sorteio do Mundial, realizado no início do mês nas Filipinas.
Na Cidade da Praia o troféu vai permanecer dois dias, quinta-feira e sexta-feira, e será exibido no Farol Dona Maria Pia e no Forte de São Filipe, na Cidade Velha, e no Largo Amílcar Cabral, durante um torneio 3×3.
Cabo Verde é uma das 30 nações escolhidas para a turnê do troféu da Copa do Mundo da FIBA.
O Troféu Naismith, em homenagem ao inventor do basquetebol James Naismith, é a taça de prata maciça concedida aos vencedores do Mundial. A versão atual do troféu foi concedida pela primeira vez em 1998.
A selecção cabo-verdiana qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
Cabo Verde figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.
OM/AA
Inforpress/Fim