Trinta jovens iniciam na Cidade da Praia formação em empreendedorismo voltado para o mar

 

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – Trinta jovens iniciaram hoje, na Cidade da Praia, uma formação no âmbito do programa “Empreamar CV”, uma iniciativa da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que visa o desenvolvimento de projectos empresariais ligados à economia marítima.

No seu discurso durante a cerimónia de abertura do curso, a pró-reitora para a pós-graduação e investigação da Uni-CV, Sónia Silva Victória, explicou que Empreamar CV é um programa do empreendedorismo no mar em Cabo Verde com o foco na inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde.

Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

De acordo com Sónia Silva Victória, o programa pretende incrementar nos formandos capacidades de desenvolvimento de projectos empresariais ligados à economia marítima, voltado para o crescimento económico e redução da pobreza através da concepção e implementação de um programa de apoio público/privado do empreendedorismo no mar.

O programa é destinado as comunidades costeiras que vivem principalmente das actividades económicas ligadas ao mar, nomeadamente a pesca, a agricultura, o sector industrial (energia e comércio), o turismo, transporte entre outras.

“A formação em empreendedorismo para estes jovens dispostos a desenvolver projectos de negócios na área da economia marítima é uma porta aberta ao mercado de trabalho, abrindo caminhos para a inovação e a interdisciplinaridade, com partilha de conhecimento e da experiência”, salientou a pró-reitora.

Ao longo de uma semana de formação serão levadas a cabo, várias dinâmicas desde a criação de uma ideia de negócios, à metodologia do “design thinking”, passando pelo plano de negócio até à sua chegada ao mercado.

O objectivo final é gerar valor social e económico baseado no maior recurso natural endógeno, através de iniciativas de negócios.

Num universo de mais de 160 candidaturas concorrentes, foram seleccionados 30 participantes dos diversos municípios de Cabo Verde, cujas ideias foram as mais consentâneas com o objectivo do programa.

Na ocasião, a pró-reitora disse também que esta iniciativa permitirá um maior envolvimento/empoderamento da Uni-CV sobre as suas necessidades, respondendo ao seu compromisso com o desenvolvimento social, económico e ambiental do país, conceito de universidade empreendedora com tripla missão.

O Empreamar CV é financiado pela Agência Espanhola Internacional para o Desenvolvimento e está a ser implementado pela Uni-CV, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Campus do Mar da Universidade do Vigo.

Este programa está a ser implementado há oito meses e busca incentivar a criação de iniciativas empresariais que aproveitem a grande quantidade de recursos oferecidos pelo mar.

O programa de treinamento é dividido em quatro fases. A primeira será destinada ao treinamento em empreendedorismo e ao reforço da capacidade empreendedora e habilidades empresariais, com uma duração de 32 horas, dividida em três módulos.

Na segunda fase, serão identificadas as ideias empresariais mais sólidas e sustentáveis.

A terceira fase será a da pré-incubação das empresas criadas nesse âmbito e a quarta poderá ser a incubação e assistência técnica na implementação do plano de negócios.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos