Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tribunal de Contas apela às entidades públicas para reforçarem a transparência orçamental

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O Tribunal de Contas de Cabo Verde (TCCV) promove hoje, na Cidade da Praia, um webinar sobre o tema “Transparência das Finanças Públicas” visando apelar as entidades públicas a reforçarem a transparência orçamental e mais informações aos cidadãos. 

Em declarações á Inforpress, o presidente do TCCV, João da Cruz Silva, explicou que a palestra se enquadra no âmbito das actividades comemorativas do Dia do Tribunal de Contas de Cabo Verde, celebrado a 12 de Julho.  

“Dado a pandemia da covid-19, as celebrações acontecem ainda com limitações onde este ano iremos debater a questão da transparência e apelamos as entidades públicas a reforçar a transparência orçamental no sentido a dar mais informações a própria população e evitar muitas especulações”, referiu João da Cruz Silva.  

O presidente do Tribunal de Contas avançou que até este momento “um número razoável” de empresas e entidades já prestou contas de 2020, mas sublinhou que as entidades que prestarem contas com atraso estão cientes de que podem vir a ser “responsabilizados” caso não apresentarem “razões plausíveis” pelo atraso.  

João da Cruz Silva disse ainda que a pandemia da covid-19 “não dificultou a prestação de contas”, já que foram criadas “todas as condições” para que este serviço fosse feito online, sendo que apenas os documentos justificados é que são enviados em formato físico, pela entidade que faz a gestão directamente na SIGOF.  

Assim, o webinar será inaugurado pelo painel que debruçará sobre a “Transparência orçamental”, a cargo do juiz conselheiro Claudino Semedo, e o segundo painel terá como orador o professor universitário António Baptista, que irá abordar a “Importância da transparência das Finanças Públicas para o cidadão”.  

Participam nas palestras intuições do Estado central, empresas, institutos públicos, autarquias locais e entre outras entidades.  

AV/AA 

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos