Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) – Cabo Verde já conta com um grupo de 40 inspectores certificados em energia renovável, anunciou hoje o presidente do conselho de administração do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (Cermi), Gilson Correia.
O anunciou foi feito na abertura da III Reunião do Comité Técnico de Certificação de Competências em Energia Sustentável da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que acontece até sexta-feira, 26, na cidade da Praia.
“Os inspectores foram certificados em Cabo Verde e a ideia é juntar a CEDEAO neste projecto de certificação e estendê-lo para outras áreas nomeadamente desenhadores, projectistas e instaladores” precisou.
Em relação à reunião, organizada pelo Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC), informou que se insere no quadro da promoção das energias renováveis em Cabo Verde e na sub-região através da certificação de técnicos no sector da transição energética.
“O país está a preparar para atingir uma meta de 54 por cento (%) de energias renováveis em 2030 e, para isso, é preciso termos técnicos certificados”, apontou.
O responsável acrescentou que este encontro visa a implementação de um sistema regional de certificação de competências, alinhados com as normas regionais e internacionais, bem como aos contextos institucionais, técnicos, jurídicos e regulamentares do sector da energia na região da CEDEAO.
A reunião é organizada no âmbito do Programa Promoção de um Mercado de Electricidade Favorável ao Clima na região da CEDEAO (ProCEM-II), financiado pela Cooperação Alemã (GIZ) e conta com a participação de 50 técnicos oriundos de diferentes ministérios dos estados membros.
O CEREEC foi criado em 2015, com o apoio da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) e da GIZ, com o objectivo de promover competências profissionais e colmatar as lacunas em matéria de garantia de qualidade existentes ao longo da cadeia de valor das energias renováveis e da eficiência energética.
Desde então, outros parceiros têm contribuído para a execução do programa, incluindo o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a União Europeia (UE) e o Banco Mundial (BM).
OM/ZS
Inforpress/Fim