Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Trabalhadores dos Correios anunciam greve para 28 e 29 de Dezembro após corte do subsídio de Natal

 

Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – Os trabalhadores dos Correios de Cabo Verde entregaram hoje um pré-aviso de greve para os dias 28 e 29 de Dezembro, pela reposição imediata dos 100% do subsídio de Natal por parte da administração da empresa.

Em representação dos trabalhadores, o secretário permanente do Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes, explicou que em causa do pré-aviso de greve está a “falta de consideração” do Conselho de Administração dos Correios, que cortou o subsídio de Natal aos seus trabalhadores no dia em que o mesmo seria pago.

Segundo o sindicalista, há mais de 20 anos que os trabalhadores recebem este subsídio a 100%, mas afirmou que a administração, no dia 14 de Dezembro, emitiu um despacho a dizer que seriam pagos 40% do subsídio até agora recebido pelos trabalhadores.

“Os trabalhadores reuniram-se logo, no dia 15, e decidiram avançar para a greve. Consideramos que se trata de uma medida unilateral, porque a administração não discutiu com ninguém, esta medida.

Nem com os trabalhadores, nem com o sindicato que os representa”, explicou, frisando que não se pode tirar ou restringir os direitos adquiridos dos trabalhadores.

Neste sentido, a greve prevista para os dias 28 e 29 de Dezembro, que acontece a nível nacional e nos termos do artigo 115 do Código Laboral visa, segundo o SITTHUR, visa exigir a reposição imediata dos 100% do referido subsídio, já que é um direito adquirido há muitos anos pelos trabalhadores.

A greve, que vai afectar todos os serviços e todas as actividades exercidas pela empresa, assim como abranger todas as categorias profissionais, terá início às 00:00 do dia 28 de Dezembro, quinta-feira, e irá terminar às 16:00 do dia 29.

Entretanto, Carlos Lopes afirmou que estão disponíveis para uma negociação.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos