Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tóquio 2020/Natação: Troy Pina faz esta sexta-feira sua estreia nos Jogos Olímpicos

Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) – O nadador cabo-verdiano Troy Pina, da categoria 50 metros livres, faz esta sexta-feira, 30, às 09:06, no Centro Aquático de Tóquio, a sua estreia nos Jogos Olímpicos.

Troy Pina, assim como a irmã Jayla Pina, marcam presença nesses jogos pela regra da universalidade, que designa que cada país participante tem direito a um representante feminino e um masculino na natação em piscina olímpica, caso haja uma federação nacional da modalidade no país.

O atleta de 22 anos, residente nos Estado Unidos da América, tem como recorde pessoal o tempo de 25 segundos e 64 centésimos, conseguidos em 2019, no campeonato do mundo da Correia.

Nesta sua estreia nos Jogos Olímpicos, Troy Pina vai ter como adversários Joshua Wyse (Serra Leoa), Mamadou Bah (Guiné – Conacry), Olimpon Shanov (Tajikistao), Inthavong Santisouk (República de Lao), Otogbe Mawupemon (Togo), Simanga Dlamin (Suazilândia) e Muktat Abdelmalik (Etiópia).

De acordo com o regulamento da competição, os 16 melhores tempos realizados das 10 séries passam para as meias-finais desta categoria (50 metros livres).

No dia 31 de Julho, às 00:55, será a vez do atleta Jordin Andrade, que foi contemplado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) com o “wild-card”, competir na modalidade dos 400 metros barreiras.

No mesmo dia, às 00:30, no Kokugikan Arena, o pugilista santa-cruzense David Pina, na categoria 48-52 quilogramas, faz a sua estreia, com o adversário ainda por definir.

A ginasta Márcia Lopes vai ser a última atleta cabo-verdiana a competir, tendo a sua estreia marcada para o dia 06 de Agosto, às 00:20, no Ariake Gymnastics Center.

Jayla Pina (Natação) e Sandrine Billiet (Judo) já fizeram as suas estreias nos Jogos Olímpicos mas não conseguiram passar à fase seguinte.

Cabo Verde conta com seis confirmados nos primeiros jogos da Era Moderna, sendo eles Márcia Lopes, o pugilista David de Pina, os nadadores Troy Pina e Jayla Pina, Jordan Andrade (Atletismo) e Sandrine Billet (Judo).

Esta é a maior delegação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, denominado agora como “Team Cabo Verde”.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos