Tóquio 2020: Jayla Pina recebe o pin que a torna oficialmente atleta olímpica

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – A nadadora cabo-verdiana Jayla Pina recebeu hoje, em Tóquio, no Japão, do Comité Olímpico Internacional, o pin (broche) que a torna oficialmente uma atleta olímpica.

A cerimónia aconteceu na cidade olímpica e contou com a presença da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, conforme atesta a página do organismo olímpico nacional.

Jayla Pina estreou este sábado, 24, nos Jogos Olímpicos de Tóquio alcançando  a terceira posição nos 100 metros bruços, mas não conseguiu passar de fase.

Jayla Pina fez o tempo de 1:16:96 e foi superada pela haitiana Pierre Grande (1:14:82) e a turkmenia Darya Semyonova (1:16:37), que completaram o pódio na sua série.

De acordo com informações avançadas pelo COC, Jayla Pina ficou a poucos segundos de qualificação para a semifinal dos Jogos de Tokyo.

Depois de realizadas todas as seis rondas, escolheu-se, conforme as regras, os 16 melhores tempos realizados em todas as séries.

Cabo Verde  volta  a competir esta terça-feira, às 01:00, com a judoca Sandrine Billiet, em -63 kg,  a  defrontar Khojieva Farangiz, do Uzbequistão.

Na próxima sexta-feira, 30, será a vez da natação, com Troy Pina a competir na modalidade de 50 metros livres.

No dia 31 de Julho, às 00:55, o atleta Jordin Andrade, que foi contemplado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) com o “wild-card”, vai competir na modalidade dos 400 metros barreiras.

No mesmo dia, às 00:30, no Kokugikan Arena, o pugilista santa-cruzense David Pina, na categoria 48-52 quilogramas, faz a sua estreia, com o adversário ainda por definir.

A ginasta Márcia Lopes vai ser a última atleta cabo-verdiana a competir, tendo a sua estreia marcada para o dia 06 de Agosto, às 00:20, no Ariake Gymnastics Center.

Cabo Verde conta com seis confirmados nos primeiros jogos da Era Moderna, sendo eles Márcia Lopes, o pugilista David de Pina, os nadadores Troy Pina e Jayla Pina, Jordan Andrade (Atletismo) e Sandrine Billet (Judo).

Esta é a maior delegação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, denominado agora como “Team Cabo Verde”.

OM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos