Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

TNSJ do Porto doa equipamentos técnicos e bibliográficos ao Centro Cultural do Mindelo

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O Teatro Nacional de São João (TNSJ) do Porto, em Portugal, vai doar equipamentos técnicos e bibliográficos ao Centro Cultural do Mindelo, estando prevista a chegada a Cabo Verde no mês de Outubro.

Esta doação insere-se no âmbito de um memorando de entendimento assinado hoje, na Cidade da Praia, entre o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e a sua homóloga de Portugal, Graça Fonseca.

Entre esses equipamentos estão incluídos mais de 50 projectores de luz, mesa de som, projector de vídeo, cena negra e um ciclorama/tela de projecção de grande formato.

Na ocasião, após a assinatura do memorando de entendimento, a ministra da cultura de Portugal, Graça Fonseca, disse que a cooperação entre os dois países tem sido “natural, com história e que vem de longe.”

“Trata-se de uma parceria que os nossos dois ministérios têm desenvolvido com estratégia e reconhecendo os profundos laços culturais que unem Cabo Verde e Portugal”, notou a governante portuguesa.

Nesta parceria, esclareceu Graça Fonseca, o TNSJ e a Direcção das Artes e Indústrias Criativas, tem tido um “papel fundamental”, sendo a assinatura deste protocolo parte de um projecto que arrancou em 2019 e prolongará com programas de formações em diversas áreas das artes cénicas, a acontecerem no Mindelo e na Cidade da Praia.

“Este memorando é um símbolo de um trabalho que o TNSJ tem desenvolvido com Cabo Verde e que tem como eixo central o projecto Kastrocriola, que é uma obra prima do património literário português”, notou.

Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considerou que a doação do material técnico e bibliográfico ao Centro Cultural do Mindelo representa o início da montagem de uma estrutura para os futuros teatros nacionais em Cabo Verde.

Abraão Vicente esclareceu que grande parte dos equipamentos vão para o Centro Cultural do Mindelo por “indicação e aconselhamento” do corpo técnico do TNSJ e por ser a instituição que melhor pode acolher estes instrumentos.

Nesta terça-feira, 06, os dois ministérios rubricam no Campo de Concentração do Tarrafal, um outro memorando de entendimento, sendo este para a cooperação, protecção, conservação, salvaguarda e divulgação do património cultural.

Este memorando vai abranger as áreas de formação e capacitação técnica, partilha de conteúdos científicos, publicações, investigação, intercâmbio profissional, actividades científicas conjuntas, mobilidade de técnicos e preparação de exposições para o Museu da Resistência do Campo de Concentração do Tarrafal e o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade de Peniche, em Portugal.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos