Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Theresa May critica colonização de territórios palestinianos por Israel

 

Londres, 03 Nov (Inforpress) – A primeira-ministra britânica, Theresa May, atacou, na quinta-feira, o estabelecimento de colónias de Israel em territórios palestinianos, durante a decepção ao seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, por ocasião do centenário da Declaração Balfour.

Durante um jantar em honra do documento, através do qual Londres dava o seu apoio ao “estabelecimento na Palestina de uma pátria nacional para o povo judeu”, May declarou-se partidária de uma solução de dois Estados.

“É preciso que cada parte faça compromissos para que exista uma hipótese realista de atingir este objectivo, o que compreender o fim da construção de novas colónias e o fim das provocações palestinianas”, disse.

Publicada em 02 de Novembro de 2017, a Declaração Balfour é um documento assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico da época, Arthur Balfour, no qual afirma que “o governo britânico considera favoravelmente o estabelecimento na Palestina de uma pátria nacional para o povo judeu”.

Em Israel, este texto é considerado como a prefiguração da criação do Estado hebreu em 1948. Para os palestinianos, pelo contrário, marca o início de uma “catástrofe”.

Lusa/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos