Terceiro posto de carregamento público para carros eléctricos do País inaugurado em Santa Cruz

Pedra Badejo, 17 Nov (Inforpress) – O terceiro posto de carregamento público para carros eléctricos do País foi inaugurado hoje em Santa Cruz, com as autoridades a enaltecerem o investimento que também vai servir Santiago Norte e a toda a ilha de Santiago.

O acto da inauguração do posto, situado em frente aos Paços do Concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago, foi co-presidido pelo ministro da Indústria e Comércio, Alexandre Monteiro, e pelo presidente da câmara local, Carlos Silva.

“Hoje estamos aqui, hoje marcarmos um momento importante e especial, que é a inauguração do posto de carregamento público para carros eléctricos no concelho de Santa Cruz, o primeiro na região Santiago Norte, o segundo na ilha de Santiago e terceiro a nível do País”, declarou o ministro Alexandre Monteiro.

É que, segundo o governante, além desse município que ambiciona posicionar-se na região Santiago Norte em termos de mobilidade eléctrica, Sal e Praia são outros municípios que já dispõem de posto de carregamento público para viaturas eléctricas, no âmbito do Projecto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC).

Durante a sua intervenção, Alexandre Monteiro notou que, além da criação de uma rede de infra-estruturas de recarga a nível de todas as ilhas, num total de 40 postos, até o mês de Março de 2024, o Governo vai dar incentivos aduaneiros e financeiros, visando facilitar custos da aquisição de veículos eléctricos.

Na ocasião, aproveitou para felicitar o município de Santa Cruz por confiar na mobilidade eléctrica, destacando o facto de o mesmo ter táxis 100 % eléctricos, notando que por serem veículos que circulam mais, tal aquisição é “extremamente importante” por estes contribuírem para redução da emissão de gases de efeito estufa

Por sua vez, o edil santa-cruzense disse que este acto simbólico mostra que este município “eminentemente agrícola” está na dianteira da mobilidade eléctrica em Santiago Norte, tendo reiterado a ambição de tornar a cidade de Pedra Badejo como capital da mobilidade eléctrica em Santiago Norte “e quiçá de Cabo Verde”.

Esta parceria com o Governo, segundo Carlos Silva, faz de Santa Cruz, que conta com quatro táxis e mais de 100 motociclos “tuc-tuc” 100 por cento (%) eléctricos, a ser o primeiro município da região Santiago Norte, o segundo da ilha de Santiago e terceiro do País a ter um posto de carregamento para viaturas eléctricas.

Durante o acto, o autarca informou que o município, que conta com 25 táxis, dos quais quatro são eléctricos, nos próximos tempos vai priorizar licenças para táxis, para os que são 100% eléctricos, e vai criar incentivos para que possam ter além dos quatro táxis 100 % eléctricos, carros eléctricos para particulares em Santa Cruz.

Carlos Silva acrescentou que a própria edilidade tem um programa de aquisição de veículos eléctricos.

Na ocasião, Carlos Silva pediu ao ministro para também dotar o município de pontos de recargas exclusivamente para motociclos “tuc-tuc”.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos