Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Televisão Digital Terrestre: Penetração já atingiu os 75 %, mas a cobertura total do País acontece ainda este ano – PCA (c/áudio)

Cidade da Praia,17 Mai (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Broadcast afirmou hoje que a taxa de penetração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já atingiu os 75 por cento (%), mas há expectativa de cobertura total no território ainda este ano.

Luís Ramos, que falava em declarações à Inforpress a propósito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se celebra hoje, avançou que neste momento a Televisão Digital Terrestre já está nas ilhas de Santiago, São Vicente e no Sal, sendo que a cerimónia inaugural na ilha do Maio terá lugar no próximo dia 25.

“São essas quatro ilhas que estão praticamente cobertas e já temos também sinais da TDT nos municípios de Santa Catarina e Mosteiros, na ilha do Fogo, e ainda na cidade de Porto Novo, em Santo Antão, que recebe sinais a partir do centro instalado em Monte Verde em São Vicente”, clarificou.

Segundo este responsável, porque ainda existe no país localidades com zonas de sombra, que não recebem quaisquer sinais de televisão, um dos grandes propósitos da Cabo Verde Broadcast (CVB), além de fazer a transição do analógico para o digital, é tentar resolver também as questões das zonas de sombra e das zonas que tradicionalmente nunca tiveram acesso à televisão.

Por isso, adiantou que a prespectiva é finalizar as instalações na ilha de São Nicolau, onde já têm uma equipa técnica a trabalhar e dar seguimento às obras de construção dos centros na ilha do Fogo, previstas para serem concluídas no mês de Junho, à semelhança de Santo Antão, para ter ainda este ano o sinal da TDT em todas as ilhas do país.

“A perspectiva é iniciarmos o desligamento do sistema analógico ainda este ano, a previsão é para breve, talvez em Junho ou Julho, mas este é um calendário que está por ser aprovado pela tutela, para passarmos a funcionar só com o TDT em todos os cantos do País”, confirmou.

Apesar de reconhecer que a adesão ao TDT tem sido maior fora dos centros urbanos onde tradicionalmente as pessoas tinham acesso apenas a um canal de televisão analógico ou não tinham nada, o presidente da Cabo Verde Broadcat apela às pessoas a não esperar para a última hora para comprar o set top box ou televisor, mas que comecem já a procurar esses assessórios nas lojas de venda de electrodomésticos.

“No mercado, às vezes temos a noção de que ainda não há equipamentos em quantidades suficientes como o set-top box e televisores preparados para receber o sinal de televisão digital. Este é um grande handicap que estamos a tentar resolver para fomentar a adesão das pessoas em todo o país”, garantiu Luís Ramos sublinhando que a Cabo Verde Broadcat intensificou ultimamente os canais de comunicação nas redes sociais e nas localidades para sensibilizar as pessoas.

“Temos ido às localidades, fazer porta-a-porta, passando informações, com folhetos informativos e fazendo demonstrações. Recentemente demos início a uma série de palestras nas escolas e nas universidades para passar informações aos mais jovens que são as pessoas que em casa estão mais apegas à televisão e que estão mais familiarizadas com as novas tecnologias e vamos arrancar também uma campanha através da radio e a televisão”.

Conforme explicou o PCA das CVB, a instalação da Televisão Digital Terrestre exige um investimento que deve rodar um milhão de contos. Nesta primeira fase abrangeu as ilhas de Santiago, Maio, Sal e São Vicente.

A seguir vão intensificar a cobertura nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Fogo e Brava, investimentos que devem girar à volta de 120 mil contos, sendo que já estão contratualizados a maior parte da construção dos centros de emissão.


CD/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos