Teguisa quer geminação concreta com São Filipe para a promoção do turismo económico e social

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – O município de Teguisa, em Lanzarote, nas Canárias, mostra-se determinada em fomentar a geminação “concreta e prática” com a sua congénere de São Filipe para o desenvolvimento económico e social deste município cabo-verdiano.

Esta é pelo menos a garantia do presidente da Junta de Tehuisa transmitida na Cidade de São Filipe pelo seu representante, o conselheiro de “ajuntamento” de Turismo de Teguisa, António Callero, que acredita que com a assinatura de protocolo estão criados “os primeiros passos de muitos outros” neste protocolo estratégico.

Considera que existem condições para que o município de Teguisa possa colocar toda a sua experiência no campo turístico ao serviço da autarquia sanfilipense, considerando que os dois municípios caracterizam-se pelas similitudes entre Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde.

António Callero apresenta Teguise como capital cultural de Lanzarote e que aposta na conservação e promoção do seu espaço patrimonial, cultural e histórico, enquanto “aspecto que podem ser vendidos muito bem turisticamente”, potencial que, no seu entender, existe no município de São Filipe, mas que carece de uma nova política para a sua promoção.

Estas revelações foram avançadas esta manhã na sequência do protocolo de geminação entre os dois municípios, com o presidente da Assembleia Municipal de São Filipe a considerar que , além de estreitar os laços de amizade existentes entre os povos, possibilitará a troca de experiência, intercâmbio e cooperação ao mais alto nível.

O autarca acredita que esta parceria terá “benefícios evidentes para as duas partes”, por entender que as ilhas do Fogo e Lanzarote estão dotadas de grandes potencialidades, como o “imponente vulcão”, paisagens, praias, sol, cidade histórica e emblemática.

Prende que este protocolo venha a proporcionar ao município de São Filipe de melhores condições para a melhoria de vida das populações, face à experiência e conhecimento deste município espanhol com grande avanços e sucessos no sector turístico.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos