Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

TEDx Praia 2018: Organização quer levar iniciativa a outras ilhas

Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress)- O coordenador da 2ª edição do TEDx Praia (Tecnologia, Entretenimento e Design), Joel Almeida, afirmou hoje que a organização do evento está a trabalhar

no sentido de levar a iniciativa a outros concelhos e ilhas do país.
Joel Almeida, que falava aos jornalistas esta tarde, à margem da apresentação do projecto, disse que a edição deste ano acontece a 26 de Maio sob o tema “Raízes”.

“Tendo em conta o tema, pretendemos lançar as sementes e mostrar como aplicar para um evento TEDx, para que de seguida possamos ter o projecto em outros concelhos, como Assomada, Nova Sintra, Mindelo ou Espargos”, referiu.

Segundo explicou, a edição deste ano terá como novidade a feira de inovação Expo Star Up e a maratona de tecnologias.

“O Expo Star Up, vai ser uma semana de eventos tecnológicos com ecossistemas de inovação divido em três grupos. O primeiro denominado de Alfa, abrange pessoas e adolescentes com conhecimento e ideias em tecnologias na fase inicial, segue-se o BETA que contempla jovens com experiências ou ideias de negócios e que estão à procura de um investidor e o terceiro grupo, designado Stars, é destinado a projectos e produtos no mercado, mas que precisam de uma maior visibilidade”, acrescentou.

Em relação à maratona de tecnologia, adiantou que os participantes vão ter que desenvolver soluções para a sociedade cabo-verdiana num período de 48 horas.

“As actividades começam uma semana antes. Estamos a trabalhar com os nossos parceiros para ver se conseguimos colocar este plano em marcha e sair da cidade da Praia, para partilhar e levar a experiência do TEDx a todo o país”, assegurou, sublinhando que o maior desafio é fazer um evento tão bom ou melhor do que a 1ª edição, que, ao seu ver, teve um grande impacto.

O TED (em português: Tecnologia, Entretenimento e Design) é um evento anual criado há 26 anos, no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde as tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.

Em 2009, o TED criou o TEDx, eventos locais e organizados de forma independente, que reúnem pessoas para partilhar as suas ideias em palestras que duram 18 minutos.

No espaço lusófono, os TEDx já foram realizados em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e agora chegam a Cabo Verde, organizados por 12 jovens que têm em comum a paixão pelas tecnologias.

O evento aconteceu pela primeira vez em Cabo Verde em 2017.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos