Técnicos do MAA capacitam-se sobre sistema de monitorização da vegetação Openforis/Collect-Earth

Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress) – Técnicos do MAA participam de 02 a 06 deste mês, na Praia, no ateliê de formação sobre o sistema de monitorização da vegetação Openforis/Collect-Earth, visando dotar as suas capacidades para o uso correcto da ferramenta Collect Earth.

Promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a formação faz parte do segundo de uma série de oito ateliês de capacitação institucional implementados no quadro do projecto “Reforço da Capacidade de Adaptação e Resiliência no sector Florestal em Cabo Verde” (REFLOR-CV).

Segundo uma nota de imprensa da FAO, a formação dá seguimento a um projecto de capacitação de técnicos especialistas, coordenados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, e procura conduzir a segunda avaliação do estado de degradação da terra nas ilhas de Santiago, Fogo e Boa Vista usando imagens de alta resolução.

REFLOR-CV é um projecto do Ministério da Agricultura e Ambiente, financiado pela União Europeia e em execução pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e tem como objectivo aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.

Os grupos-alvo directos são mulheres, homens e jovens proprietários e agricultores das zonas rurais que vão beneficiar da transferência de conhecimento e tecnologia sobre o estabelecimento e gestão das florestas plantadas.

O projecto está a ser implementado em Santiago, Fogo e Boa Vista e prevê intervir numa área de (re)florestação de mais de cerca de 800 hectares nas três ilhas.

O ateliê irá acontecer através da plataforma zoom e será ministrado pelo especialista do Departamento de Alterações Climáticas e Biodiversidade da FAO em Roma, Marcelo Rezende.

A cerimónia de abertura será presidida pela representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, pelo chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Pedro Campo Llopis, e pela diretora-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, Eneida Rodrigues, em representação do ministro da Agricultura e Ambiente.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos