Técnicos da ARFA participam na formação sobre boas práticas de fabrico de medicamentos no Ghana

 

Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – Os técnicos da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) participam de 03 a 14 de Julho, numa formação de boas práticas de fabrico de medicamentos em Accra, Ghana, informou hoje a instituição.

A formação promovida pelo Centro de Investigação e Formação Farmacêutica (em inglês Center for Pharmaceutical Advancement and Training Courses – CePAT), que pertence à United States Pharmacopeial Convention (USP) visa capacitar os técnicos das autoridades competentes nas normas associadas ao fabrico dos medicamentos.

Em nota de imprensa, a ARFA explica que “as normas são a componente da garantia de qualidade destinadas a assegurar que os medicamentos são produzidos de acordo com as regras de qualidade adequadas e têm como intuito final a disponibilização no mercado de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade”.

Cabo Verde dispõe neste momento de um regulamento de boas práticas de comercialização que têm por objecto estabelecer normas sobre a comercialização de medicamentos no país.

O regulamento de Boas Práticas de Comercialização é uma garantia da qualidade do medicamento e estabelece uma clara responsabilização de todos os intervenientes.

O sistema de garantia de qualidade de medicamentos abrange não apenas a fase de fabrico e registo, mas também a da comercialização.

O CePAT a promotora da formação tem fornecido, desde 2013, uma plataforma integrada para assistência técnica e formativa aos fabricantes de produtos farmacêuticos e às autoridades de regulação de medicamentos no continente africano.

O propósito é capacitar os técnicos quanto as normas associadas à luta contra medicamentos contrafeitos, à supervisão do mercado dos medicamentos nas suas diversas vertentes e no controle da qualidade dos medicamentos.

JL/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos