Mindelo, 05 Out (Inforpress) – Uma equipa de técnicos da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura, armadores, grossistas da Cidade da Praia e a CVOcean viaja nesta quarta-feira para Açores, Portugal, e Vigo, em Espanha, para conhecer o funcionamento do sistema de Lota.
De acordo com nota do Ministério do Mar, esta missão visa conhecer ‘in loco’ o funcionamento deste sistema e as tecnologias utilizadas com vista à implementação da Lota em Cabo Verde.
Conforme o documento, esta iniciativa enquadra-se num estudo que o Governo tem em para a implementação de um sistema piloto de Lota no Porto de Pesca da Praia, no âmbito do projecto Coastal Fisheries Iniciative – Challenge Found, com financiamento do Banco Mundial.
“O sistema de Lota deverá promover a sustentabilidade dos armadores e do comércio grossista, num quadro de agregação de valor e de sustentabilidade económica, social e ambiental”, lê-se na nota, que informa ainda que esses estudos visam a “definição e implementação de um regime de primeira venda do pescado fresco em lota, pelo sistema de leilão, como mecanismo regulador de preços no sector”.
Isto, acrescentou, reforçando a concentração da oferta e da procura, a transparência na formação de preços, o controlo higieno-sanitário do pescado, bem como o seguimento e a avaliação económica, ambiental e social da atividade de pesca.
CD/CP
Inforpress/Fim