Cidade da Praia, 02 Dez. (Inforpress) – As técnicas da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (Fecah) Lenira Neves e Otelinda Brito concluíram esta quinta-feira, com “excelência”, as formações de Classificador Nível 3 e Treinador Nível 4, respectivamente, em ParaPowerlifting (Levantamento Paralímpico) em Malawi.
De acordo com a Federação Cabo-verdiana e Halterofilismo, esta capacitação contou com a parceria do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (Copac) que proporcionou às duas técnicas da Fecah serem seleccionadas para participarem na formação em ParaPowerlifting, em Lilongwe, Malawi.
Lenira Neves participou no Curso de Classificadores Nacionais (WPPO National classification course), enquanto única Classificadora Nacional do Levantamento Paralímpico em Cabo Verde desde 2017.
A Otelinda Brito participou no Curso de Treinadores (WPPO Coaching Course), já que tem participado nas competições nacionais de Levantamento Paralímpico enquanto árbitro.
A formação esteve enquadrada no programa de desenvolvimento do Comités Paralímpicos Nacionais (NPC Development Programme (NPCDP)) da IPC em parceria com o Comité Paralímpico do Malawi.
A iniciativa enquadrou-se também no Dia Mundial da Paralisia Cerebral, assinalado no passado mês de Outubro, que por sua vez foi escolhido pela International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC) para divulgar e consciencializar sobre a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
SR/HF
Inforpress/Fim