Teatro/São Vicente: Companhia 50 Pessoa leva poesia e música ao palco para invocar a Independência Nacional

Mindelo, 28 Jun (Inforpress) – A Companhia de Teatro 50 Pessoa apresenta no dia 05 de Julho, no Centro Cultural do Mindelo, a peça “Poemas de Liberdade”, em espectáculo único, que envolve a crítica social e a recriação de um acontecimento histórico.

Segundo o encenador Yannick Fortes, trata-se da 13ª produção teatral nos oitos anos de existência da Companhia 50 Pessoa, e o ponto de partida para peça são poemas de Amílcar Cabral e de Jorge Barbosa, numa recriação histórica de acontecimentos do 5 de Julho de 1975, para além de ser uma forma de celebração do 47º aniversário da Independência Nacional.

Para além de poemas, indicou a mesma fonte, será um espectáculo recheado de música, de Cabo Verde e do estrangeiro, neste segundo caso com temas de Chico Buarque (Brasil) e Zeca Afonso (Portugal), interpretados pelo actor e músico mindelense Stefi.

Conforme a mesma fonte, com base no trabalho de pesquisa que antecedeu a encenação, apercebeu-se de que há “algum desconhecimento” dos acontecimentos da Independência, sobretudo na camada jovem.

Daí, prosseguiu, a importância de se recriar tais acontecimentos, falar da identidade cabo-verdiana e levar essas questões para o palco teatral e, de certa forma, “educar o nosso público”.

Até porque esta não é a primeira vez que a Companhia 50 pessoa aborda o tema da Independência, pois em anos anteriores fez um recital de poesia e podem surgir outras produções.

“Vamos continuar a trabalhar sobre poemas, de forma divertida e dinâmica, numa experiência que comporta o risco, já que normalmente a Companhia 50 Pessoa faz comédia popular”, referiu Yannick Fortes, e que, neste momento, prosseguiu, “sai da sua zona de conforto”, ou seja, traz poemas para o palco de uma forma divertida.

“Porque não arriscar e trazer a poesia e os jovens ao de cima para despertar neles o interesse pelos poemas, trazer à tona uma visão um pouco actual de grandes obras poéticas da escrita cabo-verdiana e não só, e fazer as pessoas reflectirem sobre o porquê de se trabalhar tantas obras não se trabalhar tanto a poesia”, questionou a mesma fonte.

“Poemas de Liberdade” envolve apenas três actores e é a mais recente criação teatral da Companhia 50 Pessoa, sediada em São Vicente, em estreia em espectáculo único no dia 05 de Julho, no Centro Cultural do Mindelo.

AA/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos