Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Teatro: Grupo Fladu Fla prepara apresentação nacional da peça “Chiquinho”

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress)- O presidente da companhia de teatro Fladu Fla disse hoje, na Cidade da Praia, que todos municípios de Cabo Verde já manifestaram interesse em receber o espectáculo da peça “Chiquinho” nos seus concelhos, estando o grupo neste momento a preparar as digressões.

Sabino Baesa, presidente do grupo, fez estas declarações à Inforpress, à margem da conferencia de imprensa sobre a reposição do espetáculo “Chiquinho”, adaptação da obra “Chiquinho” do escritor r Baltazar Lopes da Silva, que irá acontecer no Auditório Nacional Jorge SBarbosa no dia 12 de setembro, devido ao sucesso que foi o primeiro espetáculo.

Baesa reiterou, igualmente, que a peça resulta de uma co-produção com o grupo de teatro Chão de Oliva, de Sintra, Portugal, estabelecida em 2017, no Festival do Atlântico realizado em Cabo Verde.

“Tendo em conta o sucesso que foi a estreia e a reposição feita no passado dia 26, o ministro entende que mais pessoas devem assistir a peça Chiquinho, para ver o impacto que a adaptação da obra para o teatro tem na dinâmica de incentivar a nova geração para a prática de leitura e para promover o conhecimento da nossa identidade e da nossa cultura”, sustentou.

Garantiu, de igual modo, que a peça foi “fiel” à obra, já que a intenção não era comprometer a qualidade da obra, por esta razão, frisou, os actores estiveram a altura e o texto dramatúrgico honra a obra, de maneira que, precisou, Baltazar Lopes da Silva “está orgulhoso” desta adaptação.

Baesa informou ainda que o grupo teatral tem também em andamento um projecto com escolas secundárias, uma vez que a obra Chiquinho faz parte das suas programações de estudo, por isso almejam que a peça seja apresentada em todas as turmas de 11º ano, pelo que neste momento estão a discutir a agenda.

Avançou ainda que já têm em careteira várias propostas para encenar várias obras de escritores cabo-verdianos, sublinhando que oportunamente serão anunciadas.

Para além do Ministério da Cultura, indicou, a peça “Chiquinho” conta com a parceria do Instituto da Biblioteca Nacional, do Instituto do Arquivo Histórico Nacional, CVTelecom Ministério da Família, entre outros.

TC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos