Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Taxa de inflação homóloga estabilizou-se em Maio de 2017 – INE

 

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), no mês de Maio último “foi de 0,3%, valor idêntico ao registado no mês anterior”.

Segundo o documento a que a Inforpress teve acesso, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e produtos alimentares não transformados) registou uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior à do mês anterior em 0,1 pontos percentuais (p.p.).

“A variação mensal do IPC foi de 0,2% (-0,3% no mês anterior e 0,1% em Maio de 2016), valor superior ao registado no mês anterior, em 0,5 p.p.”, lê-se no documento, segundo o qual, “a variação média dos últimos 12 meses registou uma taxa de -0,9%, valor superior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior”.

O relatório do INE adianta ainda que as classes com maior contributo positivo para a taxa de variação mensal foram as da saúde (+1,1%), do vestuário e calçado (+0,3%), dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+0,2%), dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+0,2%) e dos Transportes (+0,2%).

Por outro lado, prossegue o documento, as classes dos bens e serviços diversos (-0,1%) e dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (-0,8%), contribuíram com valores negativos mais relevantes.

No que concerne à variação média dos últimos doze meses registou-se uma taxa de -0,9%, valor superior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior.

De acordo com os dados do INE, “o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e produtos alimentares não transformados) registou uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior à do mês anterior em 0,1 pontos percentuais (p.p.).”

No que concerne à variação média dos últimos doze meses registou-se uma taxa de 0,9%, valor superior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior, avançou o documento do INE.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos