Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Taxa de inflação foi de 1,2% em Janeiro deste ano – confirma o Instituto Nacional de Estatística (c/áudio)

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – A taxa de variação média dos últimos doze meses, que também indica a taxa de inflação, situou-se em 1,2 por cento (%), revela o novo Índice de Preço do Consumidor (IPC), divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Conforme o director das Estatísticas Económicas e Empresarias do INE, Fernando Rocha, que falava durante a apresentação do novo Índice do Preço do Consumidor no mercado utilizando o novo ano de base e uma nova metodologia, relativamente a Dezembro de 2018 a taxa de variação teve uma diminuição de 0,1 pontos percentuais (p.p).

“O que podemos constatar é que este resultado se situa ao nível do indicador que vem apresentando desde o segundo trimestre de 2018, que denota uma estagnação na taxa de inflação média dos últimos 12 meses em torno de 1,1 por cento”, explicou em conferência de imprensa Fernando Rocha.

O mesmo avançou que a taxa de variação mensal foi de 0,0%. Comparado com o mês anterior, dezembro de 2018, pode-se concluir que se manteve no mesmo nível. Já a variação homóloga foi de 0,9 %, diminuindo 0,1 ponto percentuais face ao mês anterior.

Já o indicador de inflação subjacente registou uma variação de 0,5 %, superior em 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior e de 0,6 pontos percentuais faca à observada no mês homólogo.

Para o director das Estatísticas Económicas e Empresarias do INE comparando com os outros países podemos constatar que a inflação de 12 % em Cabo verde é baixa. No seu entender isto significa que existe um conjunto de indicadores e situações económicas que permite constatar que o país está realmente num bom caminho.

“Os indicadores económicos assim os dizem e agora com a divulgação do índice do preço do consumidor facilmente podemos constatar que com uma baixa inflação significa que o nível de vida no país não está muito elevado. Isso traduz na melhoria de vida dos cabo-verdianos”, analisou.

Segundo este responsável a grande mudança no cálculo do Índice do Preço do Consumidor no mercado está a metodologia. O primeiro tem a ver com o cálculo do índice nacional e o segundo tem que ver com a utilização do índice encadeado que traz “muitas vantagens, porque se aparecer um produto que se considera importante e está a ter um impacto no consumo das famílias pode-se introduzi-lo no cabaz e ter o monitoramento, ou uma evolução constante ao longo do ano.

CD/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos