Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Taxa de Inflação do Índice de Preços no Consumidor situou-se em 1,3% no mês de Abril

Pedra Badejo, 19 Mai (Inforpress) – A taxa de inflação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 1,3 por cento (%) no mês de Abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgados hoje.

A informação consta nos resultados do Índice de Preços no Consumidor, que indicam que no mês de Abril o IPC no total nacional registou uma taxa de variação mensal de 0,3%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) ao do mês anterior.

“A taxa de variação acumulada do IPC foi de 0,5%, taxa inferior em 0,7 p.p. à observada no mês homólogo, do ano anterior”, mostrou.

Conforme os dados do INE, a taxa de variação homóloga do IPC em Março foi de 1,3%, valor inferior em 0,3 p.p. em relação ao mês anterior.

Demonstrou, também, que em Abril o IPC registou-se uma variação média dos últimos doze meses de 1,3%, valor idêntico ao registado no mês anterior.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 2,4%, valor superior em 0,4 p.p., ao registado em Março de 2020”, revelou.

De acordo com a mesma fonte, as classes que que registaram “maiores variações negativas” são a de rendas de habitação, água e electricidade, gás e outros combustíveis, transportes, lazer, recreação e cultura.

As classes com “maior contribuição positiva” para a taxa de variações mensais são a da saúde, bebidas alcoólicas e tabaco.

WM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos