Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal: Técnicos do IPC capacitam-se em mergulho nas modalidades de Open Water e Advanced Open Water

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – Alguns técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) e membros da Comissão de Salvaguarda do Património Cultural Subaquático estão a participar numa formação de mergulho nas modalidades de Open Water e Advanced Open Water (OW e AOW), no Tarrafal.

Segundo uma nota publicada hoje no site do IPC, esta formação acontece no quadro do projecto de Arqueologia Subaquática Margullar, e vem sendo ministrada, desde o dia 26, pela empresa de mergulhos Divecenter Santiago, sediada no Tarrafal (interior da ilha de Santiago).

A referida formação, que vai até o dia 11 de Setembro, é destinada aos técnicos do IPC, ligados à área, e parceiros da Comissão para Salvaguarda do Património Cultural Subaquático, criada a partir da Resolução nº66/2018 de 13 de Julho, pelo Conselho de Ministros. Nela participam representantes de 12 instituições públicas do país.

Financiada pelo Cabildo de Lanzarote, esta acção é uma das recomendações saídas da V jornada do projecto de Arqueologia Subaquática Margullar realizado, no passado mês de Abril, no município de Ribeira Grande de Santiago.

O projecto Margullar visa o desenvolvimento de conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado subaquático do espaço da Macaronésia que compreende os Açores, a Madeira, as Canárias, através do Cabildo de Lanzarote, Cabo Verde e o Senegal.

No quadro da preservação do legado subaquático, de acordo com a mesma fonte, Cabo Verde ratificou a convenção de 2001, está em curso a elaboração do plano de acção nacional para a protecção do património subaquático e criação de roteiros turísticos de Cabo Verde, numa primeira fase para as ilhas de São Vicente, Boa Vista, Maio e Santiago.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos