Tarrafal, 15 Set (Inforpress) – O projecto “Cidade Segura”, apontado pelo Governo como fundamental no combate à criminalidade urbana, começa a ser implementado a partir de Outubro no município do Tarrafal, avançou hoje à Inforpress o presidente em exercício de funções, Arnaldo Andrade.
“A informação que temos da Polícia Nacional (PN) é que está tudo pronto para arrancar e, possivelmente em Outubro, já poderemos ter a parte física a começar. Por enquanto temos a troca de informações, documentação e organização da parte do concerto em relação às intervenções urbanas que são precisas fazer”, adiantou, informando que esta foi uma das decisões saídas do encontro entre a equipa camarária e o Comando Regional da PN, realizado quinta-feira.
Este primeiro encontro, segundo o também vereador do Turismo, Projectos, Cooperação e Comunidades da Câmara Municipal do Tarrafal, representa “pontapé de saída” da implementação desse projecto, cujo município liderado por José dos Reis, há muito tem lutado para que também seja uma realidade nesse município turístico.
Segundo o autarca, não obstante Tarrafal ser um município que vive da sua paz, tranquilidade, da sua natureza e do mar, motivos que têm atraído muitos turistas nacionais e estrangeiros, defendeu que este importante projecto é fundamental para que possam continuar a ter a segurança na cidade.
“A Cidade Segura é um projecto que a tecnologia ajuda a prevenir primeiro, e depois a resolver as situações que ocorram. É um avanço importante para nós sem dúvidas”, observou.
Arnaldo Andrade acrescentou que o arranque deste projecto é importante para este município santiaguense, que tem em curso projectos de desenvolvimento turístico dentro e fora da cidade onde a segurança deve continuar a ser um activo importante.
Na ocasião, sem avançar onde e quantas câmaras de segurança serão instaladas, Arnaldo Andrade informou que esta primeira reunião, serviu para troca de informações sobre fluxos económicos e turísticos, equipamentos urbanos, gestão ambiental e urbanística, bem como a relação de cooperação e parceria entre a PN e a autarquia tarrafalense na implementação do projecto Cidade Segura.
FM/CP
Inforpress/Fim