Tarrafal, 14 de Jul (Inforpress) – O Programa Nacional de Actividade Física “Mexi-Mexe” terminou hoje a segunda fase de capacitação dos monitores no Concelho do Tarrafal com a entrega de certificados.
A primeira fase da formação foi focalizada na capacitação dos monitores para o trabalho na comunidade com pessoas de toda as faixas etárias, no concelho, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A coordenadora do programa, Vany Reis disse que regressaram no mês de Fevereiro deste ano, junto dos monitores e da câmara municipal para concluírem a segunda fase da formação, para que as monitoras possam ter ferramentas necessárias para desenvolver os seus trabalhos no terreno”.
De acordo com a responsável, o objectivo da formação é trabalhar as modalidades desportivas alternativas e adaptá-las à “realidade socio-económica” do país, a planificação e organização de megaeventos desportivos e a criação de materiais desportivos a partir de objectos recicláveis.
Por seu turno, o membro do programa Francisco Ramiro disse que as actividade que foram desenvolvidas são jogos desportivas nas diversas modalidades, decoração de recintos desportivos disponíveis, escolas do ensino básico, praças e praias.
Para Tiago Cardoso, monitor que trabalha em basquetebol, esta actividade tem trazido “muitas ferramentas para trabalho” e “experiência” em trabalhar com outros tipos de jovens, escolas primárias e secundárias, acrescentado que, valeu a pena participar nesta formação.
Os 15 monitores já efectivados pelo programa, através da Câmara Municipal do Tarrafal, estão a trabalhar no terreno com a população daquele concelho em todas as localidades, como Achada Tenda, Biscainhos, Achada Moirão, Ponta Furna, Ribeira das Pratas, vila, e Chão Bom, desde Maio de 2018, atendendo cerca de 350 pessoas por semana, entre crianças adultos e idosos.
CL/ZS
Inforpress/Fim