Tarrafal: OMCV promove formação em reciclagem e costura para jovens e mulheres chefes de famílias

 

Assomada, 10  Out (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) inicia em Tarrafal uma formação para mulheres chefes de família na área de reciclagem e costura com vista à sua inserção no mercado de trabalho e promoção do auto-emprego.

Segundo a delegada da OMCV no concelho de Tarrafal (inteiro de Santiago), Janice Monteiro, a formação, financiada pela Direcção-geral do Ambiente, que termina em finais de Novembro, conta com cerca de 30 formandos de todas as faixas etária.

Informou ainda que para além de jovens e mulheres chefes de famílias desempregadas, participam também pessoas com emprego, mormente professores com intuito de aprenderem técnicas, tanto na costura como na reciclagem, para aplicar no carnaval das escolas.

A formação que conta só com vertente teórica em reciclagem e costura está a ser ministrada por dois profissionais da área, em que os formandos vão aprender a confeccionar, na costura com tecidos, bolsas, estofos e carteiras, e na reciclagem chapéu, sacos com matérias recicláveis.

Destacou a adesão dos formandos e o interesse dos mesmos, tendo já dado resultado com confecção de alguns produtos, ajuntando que no final do formação aprazada para finais de Novembro ou inicio de Dezembro vai ser realizada uma exposição com os produtos feitos durante a formação.

Mesmo sendo uma formação para promover auto-emprego, Janice Monteiro não deu garantias de que a OMCV irá financiar os projectos dos formandos após a conclusão da formação.

Já os participantes uns que estão a ter contacto só agora com a costura e feitura de artes com matérias recicláveis, vem na formação uma “oportunidade” de emprego, tendo alguns afirmados que após a formação vão arranjar uma máquina e passar a confeccionar estofo, bolsas e carteira em casa para venda, apelando ao ápio da OMCV para tal.

FM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos