Tarrafal: Moradores de Chão Bom pedem mais infraestruturas mais água e melhores condições de saneamento

 

Tarrafal, 24 Abr (Inforpress) – Os moradores da localidade de Chão Bom, no concelho do Tarrafal (ilha de Santiago) pediram hoje à edilidade, que leve mais infraestruturas para esta localidade, mais emprego, mais água e melhores condições de saneamento.

Durante a sessão ordinária da assembleia municipal descentralizada que decorreu na Escola Secundaria de Chão Bom, os moradores desta comunidade, considerada a mais pobre do Tarrafal, aproveitaram para colocar algumas preocupações relacionadas com arruamentos, saneamento, animais à solta nas ruas, desemprego e abandono de crianças.

Segundo disseram, esta comunidade carece de um posto policial, pois, devido à falta de emprego muitos jovens se envolvem com o consumo de álcool e droga, partindo depois para os distúrbios.

A maioria dos moradores desta localidade vive da agricultura e da extracção de inertes, uma prática que já foi proibida pelo Governo, razão por que pedem apoios para poderem abandonar esse modo de vida.

Os deputados na Assembleia Municipal reforçaram o apelo desses moradores, exigindo da edilidade a construção de mais espaços de diversão para os jovens, a requalificação dos espaços desportivos, mais formação e mais emprego, e tomada de medidas para com as crianças que estão sendo abandonadas.

O líder da bancada do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), Ronaldo Cardoso disse que para alavancar a economia desta localidade, a edilidade deve apostar na formação dos jovens, pois, estes mostram interesse em contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade.

Segundo disse, os jovens de Chão Bom querem fazer algo, mas precisam de orientação e de uma mãozinha para saírem da extracção de inertes e do desemprego.

Por sua vez, o líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Nilson Gonçalves acredita que a edilidade tem feito todo o possível para criar actividades alternativas que ajudem os jovens a sair da prática de apanha de areia.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Soares prometeu levar mais infraestruturas para esta localidade, como a construção de um centro de juventude, a reabertura do espaço de atendimento da Policia Nacional melhor apetrechado.

Informou que para atender os problemas dos jovens, vão transformar o ex-centro de Saúde do Tarrafal num Centro de Formação Profissional e Vocacional.

“É mais um espaço e mais uma alternativa. Creio que com o reforço do diálogo e parceria entre câmara e associações, particularmente a Associação Cívica de Chão Bom que tem estado a fazer um trabalho sério, porque é desta forma que, com pouco, temos de canalizar para o mesmo objectivo e desenvolver Chão Bom”, sublinhou.

Em relação ao saneamento, disse que tem dado um combate sério nesta matéria não só em Chão Bom, mas em outras localidades do município.

No que toca ao abandono das crianças, o autarca disse que isso pode ser combatido com uma sinergia entre os pais e encarregados de educação, sociedade civil, a igreja, as associações, a Câmara Municipal e a Polícia, onde juntos podem ver a forma de minimizar a situação.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos