Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal: Governo vai trabalhar com a câmara na criação da primeira creche municipal e centro de idosos

Tarrafal, 07 Jan (Inforpress) – O ministro da Família e Inclusão Social anunciou que o Governo vai trabalhar em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal para dotar esse concelho do interior de Santiago de uma creche municipal e centro de idosos.

Fernando Elísio Freire avançou estas informações no final da sua visita realizada esta quarta-feira, para constatar ‘in loco’ alguns programas do Governo na área social no Tarrafal.

Segundo o governante, a criação destes dois equipamentos sociais demonstra que o Executivo está empenhado em reforçar a política social nesse município.

Aliás, assegurou que o reforço nos últimos quatro anos tem tido resultados “muito bons” nesse concelho, comprometendo-se manter o mesmo nível de relacionamento com o executivo municipal, sobretudo nesse momento da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), em que as pessoas, lembrou, carecem de mais assistência e apoio.

O ministro comprometeu-se ainda trabalhar com a câmara na abertura do Centro de Cuidados “Graciosa” e ainda na reabilitação de jardins.

Ainda na área social, lembrou que Tarrafal tem 1.500 famílias que vão ter acesso ao Rendimento Social de Inclusão (RSI) e seis cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência, cujo numero vai ser alargado para 15, no decurso deste ano.

Por sua vez, o presidente da câmara, José dos Reis, mostrou-se satisfeito com esta primeira visita de trabalho de um membro do Governo ao Tarrafal, após as últimas eleições autárquicas de 25 de Outubro, e disse acreditar que a partir daí vão trabalhar no reforço de parceria com o Executivo, neste particular na área social.

“Entendemos que os desafios da área social são ainda muito maiores do que nessa situação de pandemia, por isso, o reforço da relação de parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social e com todos os seguimentos sociais do município que têm dado alguma resposta é muito fundamental para os próximos tempos”, concretizou.

Nesse sentido, apontou a questão do rendimento de família, alargamento do número de crianças no centro Graciosa, criação de actividades geradoras de rendimento e alargamento do numero de beneficiários do RSI como alguns desafios da área social.

Além do encontro com o novel presidente, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Fernando Elísio Freire visitou algumas instituições de cariz social locais, presenciou o acto da assinatura de um protocolo entre a Associação Cívica de Chão Bom e a Associação Delta Cultura com a Quercus e, ainda, reuniu-se com os beneficiários do RSI, de Achada Tenda.

FM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos