Tarrafal: Governo apetrecha pavilhão desportivo para garantir melhorias na prática desportiva

Tarrafal, 02 Set (Inforpress) – O Governo entregou hoje conjunto de materiais desportivos à Câmara Municipal do Tarrafal, em Santiago, para apetrechar o pavilhão desportivo local como forma de criar melhores condições para a prática do desportiva em diferentes modalidades.

O acto simbólico de entrega desses materiais desportivos, doados pela China, aconteceu no Pavilhão Desportivo do Tarrafal, na presença do ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, e do embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Xu Jie.

Esta doação enquadra-se no âmbito da implementação do projecto de “apetrechamento de materiais desportivos por especialização”, fruto da cooperação entre o Governo de Cabo Verde e o Governo Chinês, com o intuito de reforçar o sector desportivo cabo-verdiano.

O projecto visa ainda apostar forte na dinamização do desporto escolar, na criação dos centros especializados de alto rendimento desportivo e na qualificação e capacitação das instituições desportivas.

Em declarações à imprensa, o titular da pasta do Desporto disse acreditar que este investimento em materiais desportivos vai tornar o Pavilhão Desportivo do Tarrafal, que considerou o “mais moderno” de Cabo Verde, num centro de treinamento e competição em várias modalidades desportivas.

“Temos aqui o pavilhão mais moderno de Cabo Verde e faltava, de facto, criar as condições a nível de materiais desportivos para a prática do desporto em diversas modalidades. E agora Tarrafal tem condições para albergar competições a nível nacional e, quiçá em pouco tempo, a nível internacional (…)”, concretizou o governante.

É que, segundo ele, o investimento em materiais desportivos e infra-estruturas desportivas são fundamentais, tendo em conta que Cabo Verde, por ser um “País do desporto”, tem de ser consequente com esta narrativa e melhorar as condições para a prática do desporto nas mais diversas modalidades.

Segundo o governante o executivo vai continuar a investir em todas as modalidades desportivas e em todos os municípios, sobretudo nas localidades “mais remontas”.

“O investimento no desporto tem de ser contínuo e crescente, e é nesta senda que estamos a trabalhar para chegarmos a todos os municípios e não deixarmos ninguém para trás, porque sabemos que o talento em Cabo Verde brota em qualquer parte do território nacional e nas diferentes modalidades”, defendeu.

Por isso, Carlos Monteiro assegurou que vão criar as condições para não perderem os talentos, tendo em conta que, segundo ele, o objectivo é que os atletas e treinadores cabo-verdianos, no futuro, representem o arquipélago como alguns que, neste momento, estão a fazê-lo e de “forma brilhante”.

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, por sua vez, disse que os materiais desportivos vão reforçar a capacidade de disponibilidade para a prática do desporto neste município santiaguense que considerou “terra de desporto e de campeões”.

Para o chefe do executivo municipal, esta doação, é ainda um reconhecimento dos feitos conseguidos pelos clubes e atletas tarrafalenses na época desportiva 2021/22, em que se sagraram campeões em voleibol, basquetebol e futebol masculino, boxe, judo e atletismo.

Conforme informações avançadas à imprensa, no Tarrafal foram entregues um par de tabela e 20 bolas de basquetebol, três sacos e 20 luvas de boxe, um conjunto tatami judo e um de karaté, um kit de salto em altura e duas bombas manuais.

Já os demais cinco municípios de Santiago Norte receberam um par de tabela e 20 bolas de basquetebol cada.

FM/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos