Tarrafal: Gabinete de Atendimento ao Emigrante abre as portas para “reaquecer” o relacionamento com a emigração

omada, 13 Jan (Inforpress) – O Gabinete de Atendimento ao Emigrante do município do Tarrafal de Santiago, que concentra os serviços do Balcão Único e vários outros da câmara municipal, entrou hoje em funcionamento para “reaquecer” o relacionamento com a emigração.

O acto da inauguração do Gabinete de Atendimento ao Emigrante, enquadra nas festividades do Dia do Município e do santo padroeiro, Santo Amaro Abade, assinalado a 15 de Janeiro e no Dia Municipal do Emigrante, comemorado hoje, foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, na presença dos vereadores, eleitos municipais, e emigrantes tarrafalenses.

O espaço, ora inaugurado, segundo a autarquia, tem como objectivo “facilitar o relacionamento entre os emigrantes e os serviços da administração municipal, agilizando os trâmites e procedimentos e apoiando-os, mesmo à distância com recursos às novas tecnologias de informação e comunicação, no tratamento dos seus assuntos e suas diligências, no Tarrafal e em Cabo Verde”.

O gabinete, segundo o vereador do Turismo, Projectos, Cooperação e Comunidades, Arnaldo Andrade, além de dar uma atenção aos emigrantes tarrafalenses vai ocupar-se também do apoio às comunidades imigradas no seu processo de integração na vida económica, social e cultural do Tarrafal.

Tem capacidade para emitir todos os documentos que são expelidos no Balcão único, e ainda prestar serviços específicos para a emigração, mesmo à distância, como emissão de licença de construção, planta de localização, certidão matricial.

Ainda como forma de facilitar a vida dos emigrantes na emissão desses documentos e facilitar a comunicação, a mesma fonte adiantou que a câmara vai utilizar os aplicativos de comunicação mais utilizados pelos emigrantes, nomeadamente Viber e WhatsApp.

Entretanto, avançou que, de momento, a edilidade tomou algumas medidas que tem facilitado a vida dos emigrantes em férias, referindo-se à emissão de licenças de construções em 24 horas, projectos completos de construção em 48 horas, certidões matriciais em cinco horas, documentos que, lembrou, outrora demoraram 15 ou mais dias.

Por tudo isso, o responsável pela pelouro da Emigração disse acreditar que a abertura deste gabinete e algumas medidas já tomadas pela edilidade tarrafalense vão “reaquecer” a relação com a emigração perdida nos últimos tempos.

O Gabinete de Atendimento ao Emigrante encontra-se instalado nos Paços do Concelho e vai funcionar de segunda à sexta-feira entre as 08:00 e as 16:00.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos