Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal de São Nicolau ganha ambulância nova para a sua recém-criada delegacia de saúde

Cidade da Praia, 28 Dez (Inforpress) – O concelho de Tarrafal de São Nicolau ganhou hoje uma nova ambulância destinada a delegacia de saúde recém-criada, fruto de uma doação da firma Bavaro Motors ao Ministério de Saúde, no quadro de combate à covid-19.

Orçada em aproximadamente quatro mil contos, esta ambulância avaliada como sendo de nível médio está equipada com uma maca, suporte para mobilização, sistema de soro, divisões e sirene, de entre outras características, e complementa uma primeira doação desta firma que havia injectado três mil contos de equipamentos de protecção, totalizando sete mil contos no Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde e Segurança Social enalteceu o “gesto de solidariedade de muita importância” da empresa, num ano “muito difícil”, e revelou que a ambulância “veio em boa hora”, pois Tarrafal de São Nicolau terá sua delegacia de saúde, a partir de Janeiro de 2021.

O médico António Diniz, actual responsável do centro de saúde do Tarrafal de São Nicolau, vai ser o primeiro delegado de Saúde deste concelho.

Com esta elevação, precisou Arlindo do Rosário, São Nicolau ficará com duas delegacias (a outra existe em Ribeira Brava) o que, atestou, permitirá “melhor gestão em termos sanitários” e responde a uma reivindicação antiga da população tarrafalense, de modo a permitir um maior desenvolvimento do município.

Em meados de Janeiro próximo, avançou, vai-se entregar as obras de reabilitação do centro de saúde, que vai albergar um aparelho de raio-X, os equipamentos financiados pelo governo belga, assim como mais um médico neste concelho que nos últimos quatro anos vai passar de dois para seis médicos, “num quadro de equilíbrio na distribuição dos recursos humanos”.

Para o representante da Bavaro Motors, esta doação simboliza um “dar a mão a quem precisa”, por entender que uma ambulância faz “muita diferença” na luta entre a vida e a morte e que se trata “apenas um contributo para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas que eventualmente venham a precisar de uma ambulância”.

Apesar de este ano ter sido “terrível” para empresa, conforme o administrador Veríssimo Pinto, “com o pior resultado de sempre, curiosamente foi o ano em que a responsabilidade social da empresa teve maior expressão”, alegando que num ano difícil teve de “juntar as mãos para dar o que de melhor tem”.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos