Tarrafal de São Nicolau: Conta de gerência 2019 da câmara com leituras diferentes das bancadas municipais

Tarrafal de São Nicolau, 10 Jul (Inforpress) – A conta de gerência do ano económico de 2019 da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, apresentada hoje pelo edil José Freitas, recebeu leituras diferentes das duas bancadas com assento na Assembleia Municipal.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara, José Freitas, afirmou que o peso da execução foi cerca de 64 por cento (%) do orçamento geral.

“Houve uma melhoria nas receitas correntes devido ao aumento das transferências do Governo, através do critério de discriminação positiva aos municípios mais pequenos e um aumento das dotações orçamentais, através do PRRA [Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades] e outras transferências destinadas à execução de investimentos municipais”, disse.

A bancada do Movimento para a Democracia (MpD – que suporta a câmara) apreciou de forma positiva a conta de gerência, conforme a líder, Dorys Santos, porque o documento traduz-se em “medidas pertinentes” para o município, principalmente no que diz respeito as medidas face aos efeitos da covid-19.

“Os apoios aos estudantes do município residentes em outras ilhas, a diminuição do custo de água para agricultores e criadores de gado, são atitudes que devemos aplaudir”, acrescentou Dorys Santos.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) fez uma apreciação negativa da conta de gerência, porque, conforme explicou o porta-voz da bancada, José Francisco Soares, não foram realizadas obras estruturantes que justifiquem os montantes e algumas localidades foram “completamente abandonadas” pela autarquia.

“Durante todo o mau ano agrícola não houve apoios significativos aos agricultores e criadores de gado do município”, reforçou José Francisco Soares.

Além da apreciação da conta de gerência, a 11ª sessão da Assembleia no Tarrafal teve em agenda informações de interesse municipal, avaliação do impacto das medidas relativas a covid-19 e processo de atribuição de nomes à algumas ruas da cidade do Tarrafal.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos