Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal de São Nicolau: Assembleia Municipal aprecia relatório de actividades e conta de gerência de 2020

Tarrafal de São Nicolau, 04 Mai (Inforpress) – A Assembleia Municipal do Tarrafal reuniu-se hoje na sua segunda sessão ordinária, com destaque para a apreciação do relatório de actividades e conta de gerência do ano 2020.

Em declarações à Inforpress no âmbito desta sessão, o presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, fez um balanço positivo da reunião, na medida em que, mesmo no contexto de pandemia, a autarquia conseguiu primar pelo bem-estar da população.

“A apreciação dos instrumentos que submetemos à Assembléia é positiva, porque mesmo no contexto de covid-19, apesar de não termos realizado alguns projectos, conseguimos dar mais atenção às pessoas, apoiando de diversas formas”, afirmou.

Nesta sessão, a discussão esteve centrada na conta de gerência e relatório de actividades de 2020, que suscitou apreciações diferentes entre as bancadas.

O líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Simoni Soares, na sua intervenção afirmou que a autarquia fez o possível para apoiar a população no contexto de pandemia, sendo assim não poderiam tomar outra decisão, a não ser apreciar de forma positiva os instrumentos levados à plenária.

“Tendo em conta todas as consequências causadas pela covid 19, houve uma mudança de prioridades e, certamente, a câmara reuniu todos os esforços para contribuir para o bem estar da população e isso ficou claro nos resultados das autárquicas de 2020”, realçou.

Por seu lado, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Manuel Fernandes, realçou que a bancada não teve grandes intervenções, sendo que não participaram na discussão e fiscalização da execução orçamental.

“Não fizemos muitas intervenções porque não éramos eleitos na altura, apenas fizemos apelos à Câmara Municipal para melhorar a execução orçamental, mas, como munícipe atento, considero que o desempenho da autarquia foi péssimo e esperamos que melhore em 2021”, salientou.

Também Elton Sequeira, líder da bancada do Grupo Independente para o Desenvolvimento do Tarrafal (GRIDT), reforçou a ideia de que apesar do contexto de pandemia, a Câmara Municipal não conseguiu arrecadar as receitas necessárias para a execução dos projectos.

“A covid-19 teve impactos negativos sim, mas não podem estar a justificar sempre com esta questão, é possível verificar que a Câmara Municipal não conseguiu arrecadar nem 50% das receitas, isto é, falhou na sua capacidade de arrecadar receitas”, afirmou.

Além da apreciação do relatório de actividades e conta de gerência referentes ao ano de 2020, os eleitos estiveram a debater sobre a revogação da doação do Terreno à Associação Regional de Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência e Terceira Idade de São Nicolau.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos