Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal de Santiago: Vereadora faz balanço “bastante positivo” da I Semana Municipal da Juventude (c/áudio)

Tarrafal, 18 Jun (Inforpress) – A vereadora da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, Teresa Ramos, afirmou hoje que o balanço da primeira Semana Municipal da Juventude, que terminou esta sexta-feira, é “bastante positivo”.

“O balanço é bastante positivo, não só da parte da câmara mas também da própria juventude que defendeu que esta é uma actividade que deve ser realizada sempre”, disse aquela autarca, que destacou o “impacto enorme” do evento no seio da camada jovem.

“Acreditamos que conseguimos passar a nossa mensagem e que tocamos o nosso público-alvo. Acreditamos que esta actividade vai trazer alguma mudança social no seio da juventude tarrafalense”, disse Teresa Ramos.

Tendo em conta que, segundo ela, por causa da dispersão das localidades, muitos jovens não conseguiram participar nesta semana dedicada à juventude tarrafalense, assegurou que o evento vai ser realizado anualmente para que jovens de todas as comunidades desse município do interior de Santiago possam ter as mesmas oportunidades que os do centro da cidade, Chão Bom, Tenda e outros que se fizeram representar.

Do evento destacou “testemunhos reais” que, lembrou, não estavam na programação mas que, no entanto, no final de cada palestra aparecia sempre um jovem que pedia para dar o seu testemunho sobre o assunto em questão, sobre gravidez na adolescência, droga e álcool.

No seu entender, esta entrega e dinâmica dos jovens, em particular destes “testemunhos reais”, vai servir para alertar outros sobre os males socais que estão no seio desta camada juvenil e que por vezes são classificados de “normal” e praticados por influência.

O evento, que teve como palco o Mercado do Artesanato e Cultura e que decorreu sob o lema “mente sã em corpo são” teve como objectivo “consciencializar, formar e informar os jovens tarrafalenses, como forma de juntos identificarem novos horizontes e traçar caminhos para o futuro”.

“Saúde reprodutiva”, “consequência da gravidez precoce na vida dos jovens”, “desporto nos estilos de vida”, “álcool e droga e os seus malefícios sociais”, “dependência química na juventude”, “jovem e o sucesso”, “inclusão na juventude”, “impacto do novo coronavírus na juventude”, “mulher e a sociedade” e “violência baseada no género” são alguns dos temas debatidos de 14 a 18 de Junho.

Durante uma semana foi promovido um conjunto de boas práticas e acções que encaminham jovens de sucesso, testemunhos de superação, acções de formação, conversas abertas, jogos, caminhadas e muitas outras actividades, procurando assim mostrar e incentivar boas práticas e acção consciente e sensata de um bom cidadão.

FM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos