Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal de Santiago: Presidente da câmara elogia desempenho dos bombeiros no município

Tarrafal, 01 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal reconheceu hoje o trabalho dos Serviços Municipais de Bombeiros e Protecção Civil e afirmou que os mesmos têm dado “resposta brilhante” às necessidades deste município do interior de Santiago.

José dos Reis fez estas afirmações no acto de encerramento da formação sobre “Técnicas de rapel, resgate de montanha e suporte básico de vida”, em curso desde o dia 22 de Fevereiro, no âmbito do Dia Internacional da Protecção Civil, assinalado hoje, que teve como palco o Mercado de Artesanato e Cultura do Tarrafal.

O evento, uma forma encontrada pela autarquia tarrafalense para não deixar passar em branco o Dia Internacional da Protecção Civil, serviu para o chefe do executivo municipal reconhecer e homenagear os bombeiros municipais, “verdadeiros heróis municipais”, como disse.

José dos Reis destacou o trabalho e o comprometimento da Protecção Civil para com as causas, daí o orgulho nos efectivos do corpo de bombeiros, que, segundo ele, têm dado sempre combate em todas as frentes.

Relativamente à formação de uma semana, realizada em parceria com Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) e Comando da Terceira Região Militar, segundo a mesma fonte “veio em boa hora”, tendo em conta que o município almeja “construir o futuro com alicerce no presente”.

Daí, apontou a formação como um caminho para que possam ter servidores públicos “cada vez melhores preparados e capacitados” para dar respostas às necessidades daquele município, da região Santiago Norte e do País.

Por isso, sublinhou a pertinência dessa acção de formação que capacitou 42 pessoas, entre bombeiros e jovens tarrafalenses, na vertente teórica e prática.

Na ocasião, o executivo camarário comprometeu-se em ministrar mais formações e reforçar os meios e número de efectivos, visando melhorar a capacidade dos bombeiros municipais.

Por sua vez, o comandante dos Bombeiros do Tarrafal, José Rodrigues, disse que a formação foi útil e que a corporação estava “há muito tempo” à espera da mesma.

Nesse sentido, disse acreditar que a partir de hoje os bombeiros municipais estão “melhores capacitados” para corresponderem aos anseios da população e a qualquer problema que venha a surgir.

Entretanto, apontou como desafio o atendimento 24/24horas, lembrando que actualmente prestam serviço das 08:00 às 16:00.

O município do Tarrafal conta, de momento, com 13 bombeiros e um camião de incêndio.

Além da entrega dos certificados, os formandos fizeram uma demonstração prática sobre os conteúdos ministrados, com destaque para o suporte básico de vida, resgate em montanha e combate a incêndio.

FM/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos