Tarrafal de Santiago/Dia do Município: Polícia Nacional garante “segurança de qualidade” aos munícipes e festeiros (c/áudio)

Assomada, 10 Jan (Inforpress) – O comandante da Esquadra Policial do Tarrafal de Santiago garantiu hoje que “todas as condições já estão criadas” para proporcionar aos munícipes e aos festeiros uma “segurança de qualidade” durante as festividades do Dia do Município.

Em conferência de imprensa, hoje, em Assomada (Santa Catarina), o comandante da Esquadra Policial do Tarrafal, Pedro Varela, adiantou que “todas as condições já estão criadas” em termos materiais e humanos para levarem avante este plano operacional das festividades do Dia do Município do Tarrafal, que se assinala no dia 15 de Janeiro próximo. As actividades iniciaram-se desde o dia 04 que culminam a 16 de Janeiro.

“Todas as condições já estão criadas e o pessoal policial está motivado, mais do que nunca, para proporcionar aos munícipes e aos festeiros uma segurança de qualidade”, afirmou, avançando que vão funcionar em equipa, que, aliás, diz ser “forte, coesa, compacta e determina” para garantir a segurança e proteger os festeiros.

Relativamente aos dois dias (11 e 12 de Janeiro) do festival de música “Nho Santo Amaro 2020”, este responsável disse esperar contar com um contingente policial de mais de 70 efectivos, e que vão reforçar o patrulhamento apeado e auto em todas as artérias da cidade do Tarrafal no período diurno e nocturno.

O plano vai ainda dar uma “atenção especial” a área do trânsito rodoviário nos dois dias do festival de música e no dia 15.
Daí que, como forma de se “evitar congestionamentos”, avançou que na extensão da estrada Chão Bom/Mangue que vão estar a funcionar dois motos e policiais fixos nas vias para o controlo “rigoroso” e para evitar constrangimento de trânsito.

Ainda sobre o trânsito, indicou que, como forma de prevenir sinistralidades nas estradas, os condutores serão também submetidos aos testes alcoolémicos.

No dia 15, Dia do Município e santo padroeiro Santo Amaro Abade, informou que a fiscalização nas estradas do interior de Santiago vai ser constante, tudo isso, com o objectivo único de disciplinar os condutores e garantir a segurança aos passageiros.

Na ocasião, lembrou que, como forma de os munícipes e os festeiros se sentirem seguros durante a quadra festiva, a polícia levou a cabo, no passado dia 04 de Janeiro várias operações policiais, nomeadamente rusgas, revistas nas pessoas, operação STOP, controlo dos menores nos estabelecimentos comerciais, e informações sobre a nova Lei do Álcool, realizadas em parceria com a IGAE e os fiscais da Câmara Municipal do Tarrafal.

Do plano consta ainda o reforço da fiscalização marítima, com uma embarcação da Esquadra Policial do Tarrafal, no controlo das praias, fiscalizações dos botes, iates, pescadores e tripulantes.

“Durante a quadra festiva, vamos proporcionar aos festeiros uma segurança de qualidade para que tudo decorra na normalidade, tranquilidade e passividade”, reiterou o comissário.

Na ocasião, o responsável policial aproveitou para aconselhar as pessoas que quando se ausentarem de casa, principalmente nos dois dias do festival de música, que fechem bem as portas e janelas, caminharem em lugares bem iluminados e ainda para evitarem circular com “grande quantidade” de dinheiro ou jóias.

Aconselhou ainda às pessoas que, caso deparem com qualquer algo suspeito, a informarem a polícia imediatamente.
De acordo com este responsável, a Esquadra Policial do Tarrafal, para a materialização deste plano, mobilizou cerca de 100 efectivos, sendo que em termos de meios de mobilidade vão contar com 10 viaturas, três motos, uma embarcação marítima e bicicletas.

A mesma fonte informou ainda que a Esquadra Policial do Tarrafal vai contar com a parceria da câmara municipal, delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente do Tarrafal, a Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) e Gil Palcos.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
    • Categorias

  • Galeria de Fotos