Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tarrafal de Santiago/Dia do Município: Polícia Nacional garante “segurança de qualidade” aos munícipes e festeiros (c/áudio)

Assomada, 10 Jan (Inforpress) – O comandante da Esquadra Policial do Tarrafal de Santiago garantiu hoje que “todas as condições já estão criadas” para proporcionar aos munícipes e aos festeiros uma “segurança de qualidade” durante as festividades do Dia do Município.

Em conferência de imprensa, hoje, em Assomada (Santa Catarina), o comandante da Esquadra Policial do Tarrafal, Pedro Varela, adiantou que “todas as condições já estão criadas” em termos materiais e humanos para levarem avante este plano operacional das festividades do Dia do Município do Tarrafal, que se assinala no dia 15 de Janeiro próximo. As actividades iniciaram-se desde o dia 04 que culminam a 16 de Janeiro.

“Todas as condições já estão criadas e o pessoal policial está motivado, mais do que nunca, para proporcionar aos munícipes e aos festeiros uma segurança de qualidade”, afirmou, avançando que vão funcionar em equipa, que, aliás, diz ser “forte, coesa, compacta e determina” para garantir a segurança e proteger os festeiros.

Relativamente aos dois dias (11 e 12 de Janeiro) do festival de música “Nho Santo Amaro 2020”, este responsável disse esperar contar com um contingente policial de mais de 70 efectivos, e que vão reforçar o patrulhamento apeado e auto em todas as artérias da cidade do Tarrafal no período diurno e nocturno.

O plano vai ainda dar uma “atenção especial” a área do trânsito rodoviário nos dois dias do festival de música e no dia 15.
Daí que, como forma de se “evitar congestionamentos”, avançou que na extensão da estrada Chão Bom/Mangue que vão estar a funcionar dois motos e policiais fixos nas vias para o controlo “rigoroso” e para evitar constrangimento de trânsito.

Ainda sobre o trânsito, indicou que, como forma de prevenir sinistralidades nas estradas, os condutores serão também submetidos aos testes alcoolémicos.

No dia 15, Dia do Município e santo padroeiro Santo Amaro Abade, informou que a fiscalização nas estradas do interior de Santiago vai ser constante, tudo isso, com o objectivo único de disciplinar os condutores e garantir a segurança aos passageiros.

Na ocasião, lembrou que, como forma de os munícipes e os festeiros se sentirem seguros durante a quadra festiva, a polícia levou a cabo, no passado dia 04 de Janeiro várias operações policiais, nomeadamente rusgas, revistas nas pessoas, operação STOP, controlo dos menores nos estabelecimentos comerciais, e informações sobre a nova Lei do Álcool, realizadas em parceria com a IGAE e os fiscais da Câmara Municipal do Tarrafal.

Do plano consta ainda o reforço da fiscalização marítima, com uma embarcação da Esquadra Policial do Tarrafal, no controlo das praias, fiscalizações dos botes, iates, pescadores e tripulantes.

“Durante a quadra festiva, vamos proporcionar aos festeiros uma segurança de qualidade para que tudo decorra na normalidade, tranquilidade e passividade”, reiterou o comissário.

Na ocasião, o responsável policial aproveitou para aconselhar as pessoas que quando se ausentarem de casa, principalmente nos dois dias do festival de música, que fechem bem as portas e janelas, caminharem em lugares bem iluminados e ainda para evitarem circular com “grande quantidade” de dinheiro ou jóias.

Aconselhou ainda às pessoas que, caso deparem com qualquer algo suspeito, a informarem a polícia imediatamente.
De acordo com este responsável, a Esquadra Policial do Tarrafal, para a materialização deste plano, mobilizou cerca de 100 efectivos, sendo que em termos de meios de mobilidade vão contar com 10 viaturas, três motos, uma embarcação marítima e bicicletas.

A mesma fonte informou ainda que a Esquadra Policial do Tarrafal vai contar com a parceria da câmara municipal, delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente do Tarrafal, a Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) e Gil Palcos.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos