Tarrafal de Santiago: Autarca projecta um município com “mais e melhor” cultura, desporto e turismo (c/áudio)

Tarrafal, 25 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal disse hoje que, em parceria com o Governo e todos os munícipes, vai edificar um município com “mais e melhor” afirmação da cultura, do desporto e do turismo nos próximos tempos.

José dos Reis manifestou esta intenção quando discursava na sessão solene da Assembleia Municipal do Tarrafal, no âmbito dos 105 anos da criação do município.

O município do Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do Decreto Lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegração do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo.

Mas, para que o município possa ser uma referência no roteiro nacional a nível dos grandes eventos culturais, desportivos e turísticos e ainda vencer os desafios que considerou “decisivos para a sua história e do País”, disse esperar contar com a parceria do Governo e todas as entidades públicas, com todos empresários e agentes económicos e de próprios tarrafalenses residentes e na diáspora.

Outrossim, assegurou que a edificação desse município santiaguense passa por mais produção local, ou seja, com “mais e melhor agricultura”, pesca e criação de gado, com mais comércio, agro-negócio e empreendedorismo, com sítios de lazer e morabeza, e uma economia local que crie riquezas.

José dos Reis comprometeu-se ainda em trabalhar para que Tarrafal seja um município moderno, atractivo, competitivo, com qualidade de vida e oportunidades para todos.

Na ocasião, lembrou que em 17 meses de governação, a sua equipa levou a cabo um vasto programa de requalificação urbana e ambiental, melhoria de acessos e acessibilidades, permitindo que os jovens e as famílias das distintas localidades tenham acesso ao rendimento pela via do “trabalho digno”, fazendo face ao impacto da pandemia da covid-19.

Da parceria entre Governo central e local, e com os financiamentos estrageiros foram investidos mais de 200 milhões de escudos em projectos urbanísticos, visando criar, sobretudo uma “maior atractividade” ao investimento privado e de emigrantes.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu ao acto, começou por saudar o município pelos seus 105 anos de fundação, que lembrou se comemora no Dia Revolução dos Cravos, e na proximidade do dia comemorativo da libertação dos presos políticos do ex-campo de concentração.

“São de facto referências da história, que identificam este concelho com forte valor cultural de referência histórica, e também com forte potencial humano e económico. Com as famílias, os jovens empresários, a diáspora e as com as políticas públicas do governo e do município o futuro vai se construindo cada vez melhor”, concretizou.

Não obstante as dificuldades de crises, o chefe do Governo reiterou a inteira disponibilidade do executivo que lidera em continuar com as parcerias existentes, lembrando que o foco são o território e as pessoas.

Por seu lado, os eleitos municipais Adelino Silva, do Movimento Independente Tarrafal (MIT), Moisés Silva, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, partido que gere a câmara municipal), e Manuel Landim, do Movimento para a Democracia (MpD, oposição) são de opinião que o município conheceu “ganhos” ao longo dos 105 anos da sua criação em vários sectores de desenvolvimento, sobretudo a nível dos recursos humanos.

Entretanto, reconheceram que ainda há a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, mormente a pesca, a pecuária, a agricultura e o turismo.

Os eleitos municipais, que pediram a construção de um cais de pesca e a asfaltagem do troço de estrada Tarrafal/Calheta de São Miguel, acreditam que Tarrafal vai resgatar e retomar aquilo que é a “mina de ouro” de Santiago e de Cabo Verde, referindo-se ao Turismo, com os investimentos que vão ser feitos no âmbito do POT.

O município vai receber 474 mil contos, até 2026, no âmbito do Programa Operacional do Turismo (POT).

FM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos