Tarrafal: Centro de Medicina Desportiva é um espaço destinado a toda a região Santiago Norte – presidente da câmara (c/áudio)

Tarrafal, 13 Nov (Inforpress) – O presidente da câmara do Tarrafal anunciou hoje que o Centro de Medicina Desportiva e de Cuidados, inaugurado hoje no município, é um espaço destinado não só aos atletas tarrafalenses, mas de toda a região norte de Santiago.

“É um espaço que vai servir o desporto no Tarrafal e toda a região Santiago Norte, porque quando se fala do desporto tem de entender que o desporto, independentemente da sua diversidade ultrapassa o próprio desporto e é nesse sentido que vamos conferir uma mais-valia ao projecto do pavilhão com este espaço”, sublinhou José dos Reis.

O autarca falava em declarações à imprensa no acto de inauguração do centro, sito no Pavilhão Desportivo, considerando esta infraestrutura como sendo de “grande importância” para o município, e que agora dotado do centro, que visa servir o desporto no município e na região, é uma “mais-valia” acrescentada ao espaço.

Segundo José dos Reis, o espaço permite aos atletas e pessoas da sociedade civil no município e na região ter acesso a esse serviço que é complementar a tudo aquilo que acontece dentro do campo, mas também diz acreditar que é por esta via que se consegue criar condições para melhores formas de práticas de desportivas no município e na região.

No espaço, explicou que vai ter serviços de fisioterapia, de assistência diversificado no desporto, mas sobretudo que vai funcionar numa parceria com as próprias estruturas de saúde e clínicas privadas no município em toda a matéria que tem a ver com o desporto e sobretudo com condições físicas de atletas.

“No desporto temos de entender que o desporto, na verdade, mais do que está na perna, está na cabeça, e temos esse propósito para continuar a trabalhar o cidadão, seja homem ou mulher para que efectivamente ampliemos essa ideia de que Tarrafal é uma terra do desporto”, evidenciou José dos Reis, reforçando que para que isso aconteça é preciso preparar atletas capazes de se inserirem nas competições internacionais.

Daí, justificou que “não basta apenas infraestruturas desportivas, mas sim que há necessidade de complementos para primar para mais saúde, melhor condição física e mental para a prática do desporto no município e na região”.

Da parte dos atletas, Djamel Cid congratulou-se com essa “mais-valia”, realçando que este espaço lhes transmite uma “maior segurança”, principalmente pelo facto de ter um profissional de fisioterapia que agora pode assistir-lhes em qualquer constrangimento que venha a acontecer no local durante a prática desportiva.

Para este jovem, este espaço vai funcionar como um incentivo, pois agora já sabem que não estão a ser atendidos de qualquer forma, mas sim por profissionais que entendem da área.

Esta actividade enquadra-se dentro do programa de comemoração do Dia do Desporto Cabo-verdiano, assinalado a 13 de Novembro, onde o município, através do Pelouro de Juventude, Cultura e Desporto, organizou um conjunto de actividades, entre elas demonstração de diversas modalidades, nomeadamente teqball, halterofilismo, basquetebol, futebol de praia, surf/bodyboards e vários outros.

Ainda, foi organizada a segunda edição da Feira de Medicina Desportiva e de Cuidados, com o objectivo de reunir os atletas, dirigentes desportivos e profissionais das áreas do desporto e da saúde para debaterem temas ligados à área.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos