Tarrafal: Autarquia conta com cooperação cubana nos domínios da saúde, educação e o desporto

 

Assomada, 06 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Soares, recebeu hoje a visita do embaixador de Cuba em Cabo Verde, com quem abordou possibilidades de cooperação nas áreas da saúde, educação e desporto.

Em declarações à imprensa no final da visita, o edil explicou que esta visita, a primeira efectuada por um embaixador cubano a este concelho do interior de Santiago, enquadra-se na diversificação e reforço das relações que pretendem firmar com as embaixadas estrangeiras sediadas no país e com o corpo diplomático.

Acrescentou que esta visita foi baseada nas “excelentes relações” existentes entre Cuba e Cabo Verde nos pilares da assistência técnica e formação, e que serviu ainda para mostrar ao diplomata as potencialidades, limitações e necessidades do concelho.

Tarrafal, disse o autarca, quer ver se, dentro deste relacionamento cubano com o arquipélago, o município venha a ser beneficiado com apoio nos domínios da saúde, educação e desporto.

No desporto, sublinhou José Soares, a edilidade quer fomentar o desenvolvimento do sector, tendo na forja a construção da cidade desportiva do concelho, onde existem atletas paralímpicos e olímpicos e, por isso mesmo, “querem beber” da experiência cubana no desporto olímpico.

“Esperamos que desta vista venha a sair orientações e pistas para que no futuro e a curto e médio prazo, possamos incrementar acções nesses três domínios (saúde, educação e o desporto)”, disse, indicando ainda contar com apoio da Cuba no domínio da Cultura (música) e turismo .

Por seu turno, o embaixador cubano, Alejandro Francisco Diaz Palácios, disse que a visita serviu para conhecer todas as actividades que estão sendo desenvolvidas neste município, e ainda identificar as possibilidades de colaboração bilateral que pode existir entre Tarrafal e Cuba, nos domínios da saúde, educação, formação dos recursos humanos, desportos, agricultura e outras áreas

Questionado se Cuba está disponível em a ajudar Tarrafal em tais domínios, principalmente no desporto olímpico, o diplomata respondeu que “sim”, informando que vão apoiar, não só o Tarrafal, mas todo Cabo Verde.

A propósito fez saber que já se encontram em Cabo Verde três treinadores desportivos cubanos para a criação da primeira fase de um centro de alto rendimento que vai ficar na Cidade da Praia, nas instalações do estádio Nacional e vai beneficiar toda a CEDEAO.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos