Tarrafal: Associação Nostalgia di Cabo Verde (França) entrega escola reabilitada em Mato Mendes

Tarrafal, 10 Nov (Inforpress) – A Associação Nostalgia di Cabo Verde (França) procedeu hoje à entrega da escola de Mato Mendes, no município do Tarrafal (Santiago), que beneficiou, recentemente, de obras de reabilitação, num investimento de mais de 2.000 contos.

O acto de inauguração das obras de reabilitação da Escola Básica de Mato Mendes, foi co-presidido pelo presidente da câmara, José dos Reis, e pela secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, na presença dos membros da Associação Nostalgia di Cabo Verde e da Associação de Mato Mendes, responsáveis da educação local, alunos e pais e encarregados de educação.

Esta que é a quarta escola reabilitada em Santiago, com fundos arrecadados pela Associação Nostalgia di Cabo Verde, depois das três no município de Santa Catarina, conta com uma sala de aula, casa de banho e cozinha.

Na ocasião, o porta-voz da associação, Micael Varela, que destacou a parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal, o Ministério da Educação e a Associação de Mato Mendes na materialização deste projecto, assegurou que reabilitação de escolas é uma das prioridades daquela organização que quer que todas as crianças se sintam seguras e confortáveis dentro das escolas.

A mesma fonte que deixou o compromisso da associação em reabilitar outras escolas em Cabo Verde, lembrou que além da educação, têm apoiado o País nas áreas de desporto e saúde com envio de materiais desportivos e equipamentos hospitalares, respectivamente.

Intervieram ainda no acto, o edil tarrafalense e secretária de Estado do Ensino Superior, que destacaram o “grande djunta-mon” (juntar das mãos) que vai permitir devolver as crianças de Mato Mendes dignidade, igualdade e oportunidade de aprendizagem assim como as do centro da cidade e de outros municípios do País.

Por outro lado, José dos Reis lembrou que a nível da educação que edilidade reduziu o custo do transporte escolar pela metade e que fez a distribuição de mais de 1.400 kits escolares, e aproveitou para anunciar a chegada de mais um autocarro fruto da parceria com a Diáspora “dentro de duas semanas” para reforçar o transporte escolar naquele município santiaguense.

Já para a localidade de Mato Mendes anunciou a transformação do centro comunitário local, que se encontra em estado de degradação, num espaço de lazer e para prática de desporto, melhoramento de via de acesso, construção de uma ponte aérea, melhoramento das condições da agricultura e criação de gado e criação de programas geradoras de rendimento visando melhorar a qualidade de vida e a dignidade das famílias.

A associação e as autoridades que destacaram a qualidade da infra-estrutura, que também vai servir como centro multiuso, pediram aos alunos e à comunidade para fazerem bom uso do espaço e dos materiais escolares, desportivos e informáticos, ora entregues.

FM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos